O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), recebeu governadores de diversos estados e países nesta quarta-feira (12), em Belém, durante a COP30. O encontro destacou a importância fundamental dos governos regionais no combate às emergências climáticas.
Ao abrir o evento, Helder Barbalho, que também preside o Consórcio da Amazônia Legal, expressou orgulho em sediar a reunião e enfatizou a necessidade de ação. “Nossa participação é crucial, pois lidamos diretamente com os impactos climáticos e precisamos agir na prevenção e na adaptação”, afirmou.
O governador defendeu uma agenda unificada. “Precisamos unir esforços para que os Estados subnacionais façam parte da agenda central das discussões”. O encontro contou com representantes de países como Argentina, Colômbia e México, além de vários estados brasileiros.
Marcelo Brito, enviado especial da COP30, garantiu que “tudo o que está sendo discutido aqui será implementado nos Estados e prefeituras”, disse. Já Philip Yang, enviado de Soluções Urbanas, pediu que os governadores pressionem pela inclusão de suas pautas nas decisões finais da conferência. “É necessário pressionar pela inclusão da agenda dos governos subnacionais nas decisões finais da COP30″, afirmou.
Leia mais:
Helder Barbalho anuncia R$ 6,9 milhões para fomentar bioeconomia
Acesse o nosso perfil no Instagram


