A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de novembro, a Prefeitura de Boa Vista dará início à campanha de vacinação contra a gripe (Influenza). A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, tem como foco o público prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde. A imunização estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) até o dia 28 de fevereiro de 2026.
Um sábado de mobilização nacional, conhecido como “Dia D”, está marcado para 6 de dezembro para intensificar a aplicação de doses. Na região Norte, a estratégia é antecipada por conta do chamado inverno amazônico, período de maior circulação do vírus, entre novembro e maio.
A vacina utilizada é a trivalente, que protege contra três cepas do vírus influenza. “Reforçarmos que os grupos prioritários busquem a UBS mais próxima para garantir a imunização e evitar possíveis complicações”, destacou o diretor municipal de Vigilância, Romildo Azevedo.
Público-alvo da vacinação
Nesta primeira etapa, a vacinação será destinada a grupos prioritários. A meta é imunizar, no mínimo, 90% de cada um desses grupos, especialmente crianças, gestantes e idosos, por serem mais vulneráveis a complicações. Integram a lista de prioritários:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto);
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Trabalhadores da saúde e professores das redes pública e privada;
- Povos indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua;
- Profissionais das forças de segurança, salvamento e das Forças Armadas;
- Pessoas com deficiência permanente, doenças crônicas ou condições clínicas especiais;
- Caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, portuários, correios e população privada de liberdade, além de funcionários do sistema prisional.
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e tem alta transmissibilidade. Segundo Romildo Azevedo, a vacinação é importante para reduzir complicações, internações e a mortalidade decorrentes do vírus. “Além de cuidar da própria saúde, a imunização também diminui a sobrecarga dos serviços de saúde em relação a doenças respiratórias”, ressaltou.
Veja também:
Prefeito Arthur Henrique anuncia obra para eliminar ponto de alagamento no Conjunto Cruviana
Acesse o nosso perfil no Instagram


