O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) diplomou, nesta quinta-feira (30), Roberto da Rocha Silva (PP) como novo vereador de São Luiz do Anauá, após a retotalização dos votos determinada pela Corte. A medida cumpre decisão unânime do pleno, proferida em 15 de outubro, que cassou o diploma do então vereador Fagner de Matos Gomes, conhecido como Faguinho (PP).
O Tribunal declarou a inelegibilidade de Fagner Gomes por oito anos, anulou os votos recebidos e determinou a imediata retotalização do resultado das eleições proporcionais de 2024.
Com a exclusão dos votos anulados, foi elaborado novo relatório de totalização, publicado no mural do cartório e no Diário da Justiça Eletrônico. Em seguida, Roberto da Rocha foi diplomado para ocupar a vaga aberta na Câmara Municipal de São Luiz do Anauá, que já foi oficialmente comunicada da substituição.
A decisão tem origem em denúncia que resultou na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE). No dia 5 de outubro de 2024, véspera da eleição, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão na residência de Fagner Gomes, onde foram encontrados dinheiro em espécie, cópias de títulos eleitorais e mensagens em dispositivos eletrônicos que apontariam indícios de compra de votos.
O pleno do TRE-RR manteve a decisão da 4ª Zona Eleitoral, relatada pela juíza Joana Sarmento, que reconheceu a prática de compra de votos e abuso de poder econômico nas eleições municipais de 2024.
Veja também:
Aprovada proposta de Zé Haroldo Cathedral que aumenta segurança de pedestres com deficiência
Acesse o nosso perfil no Instagram


