A morte da vereadora Tuti Lopes (Podemos), aos 41 anos, gerou manifestações de pesar de autoridades e lideranças políticas de Roraima. Ela morreu nesta quarta-feira (15), em Jaú (SP), onde realizava tratamento contra o câncer.
A Câmara Municipal de Boa Vista confirmou o falecimento e decretou três dias de luto oficial. Em comunicado, o presidente em exercício, Thiago Saraiva, afirmou que a decisão foi tomada “em razão do falecimento da vereadora Tuti Lopes”, desejando conforto aos familiares e amigos.
O governador Antonio Denarium (Progressistas) também se manifestou. Em nota, destacou a trajetória política da parlamentar, “de trabalho e muita dedicação pela capital de Roraima, mesmo enfrentando problemas de saúde”. O governador expressou condolências à família e amigos e pediu que “Deus leve conforto aos corações nesse difícil momento”.
O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (PL), escreveu que Tuti foi “uma mulher de coragem, que nunca fugiu das batalhas e sempre defendeu o que acreditava com respeito e determinação”. Ele afirmou ainda que a convivência com a vereadora deixou “aprendizado e lembrança de tantos momentos especiais”.
A ex-prefeita Teresa Surita (MDB), de quem Tuti foi aliada política, afirmou em sua homenagem que a vereadora foi “força e doçura, coragem e ternura — uma mulher extraordinária, mãe amorosa, filha dedicada e amiga fiel”. Teresa destacou ainda que Tuti “lutou como uma leoa, com garra e fé, irradiando esperança mesmo nos dias mais duros”.
O ex-senador e presidente estadual do MDB, Romero Jucá, também publicou nota de pesar, afirmando que Tuti “permanece na lembrança como uma mulher disposta, animada e corajosa”. Ele manifestou solidariedade ao ex-deputado federal Édio Lopes, pai da vereadora, afirmando que “perder uma filha é uma dor que não tem nome”.
O presidente da Câmara de Boa Vista, Genilson Costa (SD), destacou que Tuti “foi uma parceira leal, primeira-secretária da Mesa Diretora, uma mulher dedicada ao povo e à defesa das mulheres e da população”.
Já o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), declarou solidariedade à família Lopes e à população de Boa Vista. “Deixamos nosso abraço e solidariedade ao Édio, à dona Nega, ao Antônio e a todos os familiares e amigos da Tuti. Que Deus possa recebê-la em sua infinita bondade e confortar o coração de todos”, escreveu.
Saiba mais:
Vereadora Tuti Lopes morre aos 41 anos em São Paulo
Acesse o nosso perfil no Instagram