O processo para obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode ser concluído em até 30 dias em Roraima. A redução no tempo de espera resulta da ampliação das vagas diárias e da melhoria no atendimento ao público do Departamento de Trânsito de Roraima (Detran-RR).
O órgão ressalta que o prazo pode variar de acordo com a disponibilidade de horários e a agenda de cada candidato para o cumprimento das etapas. A formação de condutores segue a Resolução nº 789/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece os requisitos mínimos para a habilitação.
De acordo com o chefe da Divisão de Habilitação do Detran-RR, Rodrigo Carvalho, o processo começa pela coleta biométrica, usada para identificar o candidato. “Hoje, temos vagas diárias sobrando e o tempo máximo de agendamento é de 24 horas”, afirmou.
Após a biometria, o candidato abre o processo em uma autoescola, realiza os exames médico e psicotécnico — geralmente no mesmo dia — e inicia o curso teórico, que possui carga mínima de 45 horas-aula. Segundo Carvalho, essa etapa pode ser concluída em cerca de sete dias, dependendo da disponibilidade do aluno.
Na fase seguinte, o futuro condutor realiza 20 horas práticas de direção. Com até três aulas por dia, é possível encerrar essa etapa em aproximadamente uma semana.
“Contabilizando todas as etapas, que são biometria, exames, aulas teóricas e práticas, e considerando a agenda de cada candidato, estimamos que o processo completo possa ser finalizado em até 30 dias”, detalhou Carvalho.
As provas teóricas podem ser agendadas diretamente pelo site do Detran-RR (www.detran.rr.gov.br), onde também estão disponíveis informações sobre documentação e prazos.
Veja também:
Edilson Damião afirma que pode disputar governo mesmo em caso de cassação de Denarium
Acesse o nosso perfil no Instagram