Na manhã deste domingo (12), o governador do Pará, Helder Barbalho, e a vice-governadora, Hana Ghassan, participaram da principal procissão do 233° Círio de Nazaré, em Belém. Ao lado de milhões de fiéis, os gestores acompanharam a romaria em homenagem à padroeira dos paraenses, reafirmando a fé e o compromisso com a tradição religiosa que mobiliza devotos de todo o Brasil.
Desde as primeiras horas do dia, o governador esteve presente na saída da Imagem Peregrina da Catedral de Belém em direção à Basílica Santuário de Nazaré. Emocionado, Helder Barbalho destacou a importância pessoal e coletiva da celebração. “Fiz esse compromisso com Maria, com Nossa Senhora de Nazaré, para agradecer tudo o que ela tem feito. E ela tem sido tão protetora! E eu, nesse momento, independentemente da função que exerço, tenho que vir aqui para agradecer como romeiro, como cada um daqueles que sabe o quanto ela é importante para todos nós”, afirmou.
O governador também ressaltou o impacto crescente do Círio de Nazaré, tanto no número de fiéis quanto na visibilidade internacional do evento. “Certamente, isso se deve à paixão e ao amor que os devotos têm por Maria, mas também ao número de visitantes e de turistas, e ao momento que nós estamos vivendo, em que o mundo se volta para nós”, comentou, fazendo referência à realização da COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que ocorrerá em Belém em novembro de 2025.
Segundo Helder, representantes da Organização das Nações Unidas que acompanharam o Círio Fluvial destacaram a estrutura e a capacidade de acolhimento da festividade religiosa, comparando-a à expectativa para a COP30. “Se alguém estava achando que a gente precisava de teste para a COP, nós testamos a nossa capacidade de acolher todos os anos com o Círio de Nazaré”, enfatizou.
A vice-governadora Hana Ghassan também participou ativamente da romaria e contribuiu com a distribuição de água aos romeiros ao longo do trajeto. “Essa é uma forma que nós encontramos de estar ajudando a todos com a entrega, a distribuição gratuita de água gelada. E é uma alegria a gente estar participando de mais um Círio, que representa a união, a gratidão de cada um de nós para a nossa Mãe, e também renovação da nossa fé”, disse Hana.
Ela ainda deixou uma mensagem às famílias paraenses: “Eu quero desejar a todas as famílias que seja um momento de muita união, um momento de engraçamento, de a gente agradecer e renovar os nossos pedidos. Mas, acima de tudo, a gente ser grato a Ela, que cuida da vida e do coração de cada um de nós”.
O Círio de Nazaré é considerado uma das maiores manifestações religiosas do mundo e, neste ano, mais uma vez transformou as ruas de Belém em um mar de fé, emoção e devoção à Rainha da Amazônia.