O Sebrae Roraima iniciou na segunda-feira (29) a primeira turma do Sonar, programa avançado de desenvolvimento de lideranças, inédito na região Norte. A capacitação ocorre até sexta-feira (3), no Sebrae Airton Dias, e reúne gestores públicos, empresários e representantes de diferentes segmentos.
O Sonar, criado pelo Polo de Liderança do Sebrae Paraná, funciona como uma ferramenta de inteligência estratégica voltada a líderes de alta performance. O método busca desenvolver autoconhecimento, inteligência emocional e tomada de decisão com base em ferramentas como o MBTI e o EQ-i, que medem perfis psicológicos e habilidades socioemocionais.
O diretor superintendente do Sebrae Roraima, Emerson Baú, afirmou que o objetivo é aprimorar o processo de liderança no estado.
“O Sebrae buscou uma solução de alta performance para aperfeiçoamento e melhoria da liderança. O Polo de Liderança do Paraná desenvolveu o Sonar, que hoje, pela primeira vez, está acontecendo no estado da região Norte, aqui em Roraima. O objetivo desta turma piloto é que possamos conhecer a solução e ter uma visão crítica dos participantes sobre a qualidade da capacitação, para então oferecer aos empreendedores dos pequenos negócios de Roraima a possibilidade de ampliar seu processo de liderança”.
Baú destacou que a turma foi formada com representantes de diferentes setores. “Essa turma, em especial, reúne pessoas de diversos segmentos — empresarial, institucional e também do setor público — justamente para que possamos sentir o impacto que o produto pode trazer nos diversos públicos onde pode ser aplicado”.
O diretor técnico do Sebrae, Doan Rabelo, reforçou que a iniciativa tem caráter estratégico. “O Sonar é um programa avançado de desenvolvimento para lideranças e o Sebrae, mais uma vez, cumpre seu papel ao trazer para cá conhecimento com a finalidade de formar, capacitar e orientar mil pequenos empreendedores, tanto da iniciativa privada quanto institucional, com o propósito de fazer com que o estado de Roraima cresça e se desenvolva cada vez mais preparado em benefício da sociedade”.
A gestora do programa Cidade Empreendedora e responsável pelo Sonar em Roraima, Ana Gomes, explicou que a metodologia é voltada a líderes com experiência consolidada.
“O Sonar é um seminário para capacitar em alta liderança, voltado para aqueles líderes que já têm uma trajetória consolidada em liderança e buscam aperfeiçoar ainda mais seu jeito de liderar. Trata-se de um produto premium, no estilo Empretec do Sebrae, que foi implementado e criado pelo Sebrae Paraná e nacionalizado pelo Sebrae Nacional”.
Ela detalhou que a capacitação ocorre em formato imersivo, com 40 horas de atividades presenciais. “Os participantes entendem seu jeito de liderar e como podem aprimorá-lo. Um dos objetivos do Sebrae em Roraima é que nossos líderes públicos e gestores sejam cada vez mais capacitados, pois assim atendem melhor seus liderados e equipes, resultando em uma melhoria real no ambiente de negócios do estado”.
O facilitador Adilson Santos destacou que o programa combina autoconhecimento e aplicação prática. “O Sonar está posicionado estrategicamente como um programa avançado para o desenvolvimento de lideranças. Os conteúdos passam primeiro por um autoconhecimento, uma auto-percepção de aspectos fundamentais para que o líder possa reconhecer suas características, suas preferências e aquilo que lhe é inato”.
“Para além desse autoconhecimento, evoluímos para trabalhar estratégias e ferramentas com a finalidade de sofisticar a liderança. As transformações que as organizações e instituições necessitam não acontecem por geração espontânea, mas serão promovidas por lideranças capazes, sensíveis e que atuem com robustez e propósito”.
Entre os participantes, a deputada estadual Catarina Guerra avaliou positivamente a experiência. “A troca de experiência apresentada apenas no primeiro dia já nos impulsiona e nos faz ter ainda mais vontade de exercer o protagonismo como forma capaz de transformar a vida das pessoas no Estado como um todo. A bagagem adquirida já considero extremamente positiva”.
Ela ressaltou o aprendizado coletivo proporcionado pela formação. “Também nos permite nos assemelhar na dificuldade do outro, independente do órgão ou espaço que ocupamos. Quem faz gestão ou lidera enfrenta problemáticas específicas, e aqui encontramos exemplos que podem ser somados para gerar impactos positivos”.
A secretária de Educação do Cantá, Marta Costa de Castro, destacou o foco em autodesenvolvimento. “Estar na educação já é um desafio por si só. Para mim, está sendo uma experiência muito gratificante e proveitosa. Nossos maiores desafios envolvem trabalhar nosso ‘eu’, e hoje estou tendo a oportunidade de trabalhar primeiro a mim mesma, pois para ser uma boa líder, preciso me conhecer e me desenvolver primeiro”.
Ela citou como o aprendizado tem impacto prático. “Preciso aceitar que, da maneira como estava fazendo antes, não teria um bom desempenho como líder. É preciso mudar. Aqui entendi que ninguém é igual, e que cada pessoa, do seu jeito, traz resultados. Isso é maravilhoso — reconhecer que precisamos mudar”.
O Sonar é dividido em três etapas: preparar, com autoanálise; engajar, com imersão presencial; e aplicar, com sessões opcionais de coaching. Entre os benefícios, estão o desenvolvimento de competências de liderança, networking estratégico e ampliação da inteligência emocional.
Veja também:
Sebrae, IEL e Senai promovem “Diálogos para o Futuro” em Rorainópolis
Acesse o nosso perfil no Instagram