O major da Polícia Militar de Roraima (PMRR) Edmilson Costa Lima, de 43 anos, foi preso temporariamente na manhã desta quinta-feira, 25, durante a Operação Ilíria, deflagrada pela Polícia Civil de Roraima para desarticular um esquema de favorecimento à prostituição de adolescentes, associação criminosa, fornecimento de bebida alcoólica a menores e porte ilegal de arma. Ele foi detido na Rodoviária Internacional de Boa Vista ao chegar de ônibus da região do Amazonas.
A operação, conduzida pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) com o apoio do Departamento de Polícia Especializada (DPE), cumpriu sete mandados judiciais, incluindo cinco buscas domiciliares e duas prisões temporárias. Além do major Edmilson, o mandado de prisão também foi expedido contra K. W. S. P., de 20 anos, que ainda está sendo procurado.
Segundo o delegado adjunto Matheus Rezende, responsável pela ação, as investigações duraram cerca de dois meses e focaram em desarticular um grupo de agentes públicos que ofereciam bebidas alcoólicas e entorpecentes a adolescentes em troca de favores sexuais.
“Esses indivíduos, em posições de autoridade, utilizavam suas influências para esconder essas atividades criminosas. As vítimas têm entre 14 e 16 anos e foram alvo de exploração em festas realizadas nas residências dos investigados”, explicou.
Buscas
As buscas ocorreram nos bairros Paraviana, Caçari, São Pedro, Cinturão Verde e Equatorial. O mandado de busca na casa do agente de polícia E. R. C., de 57 anos, contou com apoio da Corregedoria-Geral da Polícia. O major Edmilson Costa Lima foi levado para a DPCA e, posteriormente, para audiência de custódia.
O delegado informou que as investigações continuam para identificar novos suspeitos e vítimas, além da localização de K. W. S. P. A operação contou com a participação do Grupo de Resposta Tática (GRT) e do Instituto de Criminalística Perito Dimas Almeida (ICPDA), coordenada pelos delegados Kássia Poersh, Leonardo Michell, César Lunkes e Franco Abruzzi Ghiggi.
Saiba mais:
Inscrições para casamento coletivo no sistema prisional seguem até sexta-feira
Acesse o nosso perfil no Instagram