novembro 4, 2025
InícioRoraimaApós ataques de Dr. Hiran, Jucá reafirma que lutou pela energia em...

Após ataques de Dr. Hiran, Jucá reafirma que lutou pela energia em Roraima e pelo Linhão de Tucuruí

Ex-senador diz que adversários tentam usar o tema para fazer politicagem

Publicado em

O ex-senador Romero Jucá (MDB) publicou um vídeo em resposta às críticas feitas pelo senador Hiran Gonçalves (PP), que o acusou de mentir sobre sua atuação na interligação de Roraima ao Linhão de Tucuruí. Na gravação, Jucá negou as acusações e afirmou que sua trajetória política esteve ligada à busca por soluções para a crise energética no Estado.

Segundo Jucá, sua primeira ação no setor foi a articulação para a chegada da Eletronorte a Roraima. “A primeira conquista foi trazer pra cá a Eletronorte. Conseguimos acabar com os racionamentos diários em Boa Vista. E levamos energia para o interior do Estado”, disse.

Ele também citou a importação de energia da Venezuela em 2001, mas ressaltou que a meta sempre foi a interligação com o Sistema Interligado Nacional (SIN). “A solução definitiva sempre foi a interligação com o Sistema Nacional, pelo Linhão de Tucuruí”, declarou.

Jucá afirmou que foi por sua atuação que a obra avançou até o leilão de 2011. “Por meu empenho, foi realizado o leilão em 2011, com previsão de entrega em 2015. Porém, a obra atrasou. E meus adversários me culparam por isso”, afirmou.

Ele disse ainda que os problemas não ocorreram por falhas políticas, mas por questões externas. “O Linhão atrasou por conta de demandas ambientais e das comunidades indígenas que foram à Justiça”, explicou.

Na gravação, Jucá também rejeitou rumores de que teria relação com a empresa concessionária de energia. “Espalharam fake news de que eu sou dono da Roraima Energia. Nada pode ser mais distante da verdade do que isso”, reforçou.

O ex-senador afirmou ainda que, após deixar o Senado, promessas de conclusão da obra não se concretizaram. “Lá em 2019, quando eu já estava sem mandato, meus adversários disseram que o Linhão ia sair em seis meses. Desde esse tempo até agora, seis anos se passaram. E o Estado vem sofrendo com apagões e com descaso daqueles que disseram que iam resolver o problema”, declarou..

Veja o vídeo:
Saiba mais:

Linhão Manaus–Boa Vista começa a ser energizado e conecta Roraima ao Sistema Interligado Nacional

Acesse o nosso perfil no Instagram

spot_img

Últimos Artigos

Mais como este