A ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estará em Belém nesta segunda-feira (15) para abrir o Fórum Nacional VerDemocracia, que segue até quarta (17) no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas. O evento, realizado em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), reúne ministros, especialistas e representantes de instituições públicas e privadas para discutir os principais desafios das Eleições 2026, incluindo logística, impacto climático, avanços tecnológicos e fortalecimento da cultura democrática.
A conferência de abertura, marcada para às 19h30, terá como tema “Democracia e Eleições – Questões Atuais”, conduzida pela ministra. Durante os três dias, a programação será composta por sete painéis temáticos, além de conferências que abordarão assuntos como inteligência artificial no processo eleitoral, custos ambientais, civismo, inclusão social e o papel do Judiciário em uma economia sustentável.
Na terça-feira (16), os debates começam às 9h com o painel “Processo Eleitoral e Novas Tecnologias”, que contará com a ministra do TSE Estela Aranha, a professora doutora do IDP Marilda Silveira e o defensor público William Akerman, sob mediação do ministro do STF Cristiano Zanin. Às 10h45, o presidente do STJ, Herman Benjamin, e a desembargadora Andréa Pachá conduzem a conferência “Democracia: o Ambiente e o Humano”.
À tarde, haverá discussões sobre investimentos, custos ambientais e civismo de compromissos, além do painel “Poder Judiciário e a Economia Verde”, que contará com representantes do MPPA, do CNJ e da advocacia.
Já na quarta-feira (17), o dia começa com o painel sobre inclusão social e cultura democrática, que terá a presença da ministra substituta do TSE Vera Lúcia, da presidente da Funai Joênia Wapichana e do advogado Emerson Maia Damasceno. Em seguida, será debatido o impacto das condições climáticas nas eleições, com autoridades do TRE-RS, TJAM e TRE-PA.
À tarde, os painéis abordarão propaganda eleitoral e ambiente cívico, além do direito ao voto e a importância da informação verídica. A conferência de encerramento será feita pelo ministro do STF e futuro presidente do TSE, Nunes Marques, com o tema “Eleições 2026: desafios e perspectivas”.
Acesse o nosso perfil no Instagram