No contexto da transição energética global, o Amazontech 2025 promoverá uma palestra sobre “Aplicações do grafeno na eficiência do setor energético, eletrônica e telecomunicações” no dia 5 de setembro, às 17h, no auditório 7 do CCS da Universidade Federal de Roraima (UFRR). O debate contará com Eduardo Soriano Lousada, representante do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e Francisco Diego Martins Nobre, doutor pela Universidade Federal do Pará (UFPA).
A coordenadora do evento, Eliene Araújo, enfatiza a relevância do tema para Roraima, único estado brasileiro não conectado ao Sistema Interligado Nacional de energia. “Não temos mais volta, precisamos conversar sobre alternativas. Quando se traz o grafeno e outros exemplos de possíveis fontes energéticas, é justamente nesse intuito de mostrar que existem outras alternativas que não sejam apenas o uso de combustíveis fósseis”, afirmou. Segundo ela, o bioma amazônico já é visto como potencial para energias alternativas, com diversas iniciativas em andamento no estado.
O Amazontech 2025 será realizado de 4 a 6 de setembro, com inscrições gratuitas pelo site https://amazontech.rr.sebrae.com.br. O evento é promovido pelo Sebrae Roraima, em parceria com a Embrapa, UFRR, Faperr e os Sebraes da Amazônia Legal, reunindo empresas, empreendedores, pesquisadores, autoridades e lideranças comunitárias do Brasil e de países vizinhos.
Com mais de 20 mil metros quadrados dedicados à inovação e sustentabilidade, a programação contará com mais de 100 atividades, incluindo seminários, palestras, oficinas, rodadas de negócios, vitrines tecnológicas e espaços interativos. Estão confirmadas presenças de representantes da Guiana, Equador e Barbados, além de comitivas dos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins.
Entre os palestrantes já anunciados estão a investidora do Shark Tank Brasil e empreendedora social Monique Evelle e a especialista em inovação digital Martha Gabriel. A participação é gratuita e aberta a pequenos e médios empreendedores, startups, pesquisadores, investidores, instituições públicas e privadas, profissionais autônomos e lideranças comunitárias.
Acesse o nosso perfil no Instagram