A prefeita de Marituba, Patrícia Alencar (MDB), usou as redes sociais, nesta quinta-feira, 7, para revelar que foi vítima de violência doméstica durante 18 anos. O relato foi publicado no mesmo dia em que a Lei Maria da Penha completou 19 anos de vigência.
Em um vídeo, Patrícia lê uma carta emocionante na qual narra ter vivido um relacionamento marcado por agressões físicas e psicológicas, além de restrições impostas pelo então companheiro, motivadas por ciúmes e controle. Segundo ela, nesse período, teve filhos e enfrentou diversas limitações pessoais e profissionais.
A prefeita destacou que decidiu tornar sua experiência pública como forma de incentivar outras mulheres a buscar ajuda e denunciar casos de violência. A publicação integra uma ação de conscientização sobre a importância do enfrentamento à violência contra a mulher.
Sancionada em 2006, a Lei Maria da Penha é considerada um marco no combate à violência doméstica no Brasil, prevendo medidas protetivas e punições para crimes de agressão física, sexual, moral, psicológica e patrimonial contra mulheres.
Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram