Durante um ato de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, realizado no último domingo (3) na Ponta Negra, em Manaus, o vereador Sargento Salazar (PL) fez um ataque direto ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), usando expressão considerada preconceituosa.
No microfone, diante do público reunido à beira do rio Negro, Salazar afirmou. “Contem comigo, meus amigos, que vai ser daquele jeitão. E pau naquele cabeça de ovo, aquele leproso”, disse. A fala foi recebida com aplausos e reforçada pelo deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), que estava ao lado do vereador.
A participação de Salazar no ato foi definida de última hora, após pressões internas no PL do Amazonas, presidido pelo ex-senador Alfredo Nascimento.
Até então, ele não havia se manifestado publicamente sobre o protesto, ao contrário de outros aliados que convocaram apoiadores para o evento chamado “Reage Brasil”, que tinha entre as pautas críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ataques a ministros do STF e pedidos de anistia para Bolsonaro.