Roraima é um estado repleto de rios, lagos e igarapés que são pontos de lazer, diversão e de pesca. Por conta desse hábito tradicional das populações da região amazônica, os bombeiros militares de Roraima estão preparados para atender ocorrências de resgate, busca e salvamento.
Para melhorar as técnicas usadas nas ocorrências aquáticas e capacitar outras equipes da corporação e órgãos parceiros da segurança pública, o Governo de Roraima entregou, nesta quinta-feira, 24, a nova piscina semiolímpica do CBMRR. Com 25 metros de comprimento e três níveis de profundidade, chegando a até 5,7 metros, a estrutura será utilizada em treinamentos de busca, salvamento e resgate, reforçando a capacidade operacional da instituição militar.
A entrega da obra representa um avanço histórico para a instituição, que desde a sua criação em 1975 não possuía uma piscina própria e precisava recorrer a parcerias externas para a realização de cursos e capacitações em atividades aquáticas.
Durante a inauguração, o governador Antonio Denarium destacou os investimentos realizados na corporação e o compromisso do Governo com a valorização da tropa.
“Já promovemos 912 bombeiros e investimos cerca de R$ 90 milhões em veículos, equipamentos e infraestrutura. Tudo o que não foi feito em gestões anteriores, estamos fazendo agora. Com essa piscina, nossos bombeiros terão um espaço adequado para treinamentos, o que reflete diretamente na segurança da população”, afirmou o governador.
Para atender à estrutura da piscina, foram construídos também uma casa de bombas com seis filtros e um poço artesiano de 5,6 metros de profundidade, capaz de suprir os 850 mil litros de água necessários para o uso pleno do espaço.
O vice-governador e secretário estadual de Infraestrutura, engenheiro Edilson Damião, ressaltou que o projeto foi executado de acordo com todas as especificações técnicas solicitadas pelo Corpo de Bombeiros.
“A piscina começa com 1,7 metros de profundidade e, a pedido da corporação, foi aprofundada até quase 6 metros para ampliar o nível de exigência dos treinamentos. São 406 metros quadrados de área construída, que vão garantir cursos mais completos e desafiadores. Estou feliz por contribuir com a formação dos nossos bombeiros”, disse Edilson.
O investimento total na obra foi de R$ 1,4 milhão, com recursos oriundos de emenda parlamentar do então deputado federal e atual senador Hiran Gonçalves, com contrapartida do Governo de Roraima.
“O que estamos fazendo é garantir um cenário de prática adequado. Assim como um bom médico precisa de hospital e um time de futebol precisa de campo, nossos bombeiros precisam de estrutura para aprimorar suas habilidades. Estou muito feliz por colaborar com esse avanço tão importante para o Estado”, destacou o senador.
Além de treinamentos operacionais, a piscina também será utilizada em projetos sociais, como explicou o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Gewrly Batista.
“Esse é um equipamento que vai além da capacitação técnica. Teremos aqui aulas de natação para crianças em situação de vulnerabilidade, hidroginástica para idosos e diversas ações comunitárias. A piscina é dos bombeiros, mas também é da sociedade roraimense”, reforçou.