O Boi Garantido quebrou a sequência de vitórias do Caprichoso e conquistou o título de campeão do 58º Festival Folclórico de Parintins. A vitória foi confirmada nesta segunda-feira (30), durante a apuração realizada no Bumbódromo, onde os bois se apresentaram no fim de semana.
Com o tema “Boi do Povo, Boi do Povão”, o bumbá vermelho e branco alcançou seu 33º título na história do festival, encerrando a série de três vitórias consecutivas do rival azul. Na apresentação, o Garantido exaltou a diversidade cultural brasileira e homenageou o compositor Chico da Silva.
Considerado patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Festival de Parintins celebra a tradição do Boi-Bumbá, manifestação popular que gira em torno da lenda da morte e ressurreição do boi. O Garantido tem como cor principal o vermelho, usando também tons de laranja, rosa, rosé e terracota. Já o Caprichoso adota o azul como cor dominante, além de tons de verde, violeta, roxo e lilás. Cada agremiação também possui sua batucada característica: no Garantido, chamada de batucada, e no Caprichoso, de marujada.
Além do espetáculo cultural, o festival deste ano destacou o compromisso ambiental. Os dois bois rivais uniram esforços para coletar assinaturas em apoio ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular Amazônia de Pé (Plip), que propõe destinar áreas públicas da Amazônia Legal à conservação ambiental e justiça social, impedindo que pessoas físicas ou jurídicas registrem essas terras no Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar).