A primeira turma do MBA em Gestão de Negócios com Ênfase em Consultoria Empresarial da Faculdade Sebrae concluiu o curso nesta terça-feira (17), em Boa Vista. A formação tem como foco a qualificação de profissionais para atuação no mercado de consultoria, especialmente no atendimento a micro e pequenas empresas — setor que sustenta grande parte da economia de Roraima e que segue em expansão.
Com 25 participantes, a turma foi composta majoritariamente por consultores e analistas vinculados ao Sebrae, além de servidores da própria instituição. O curso abordou conteúdos como inovação, mercado digital e práticas de gestão voltadas à realidade dos pequenos negócios.
Almir Sá, diretor de Administração e Finanças do Sebrae Roraima, contextualiza a proposta da formação. “Um estado novo que está começando, com um volume expressivo de pequenos negócios nascendo e os que já existem se consolidando, precisam dessa mão de obra especializada que agora vai para o mercado. São 25 formandos, mas não para por aí; já estamos preparando mais duas turmas. Essa é a chave do negócio. O Sebrae sai na frente e diz: não somos concorrentes, somos complementares. Estamos pegando essa mão de obra formada pelas universidades e especializando-a em nosso negócio, que é cuidar das pequenas empresas e consolidar o desenvolvimento, a geração de empreendedorismo do estado”, disse.
Qualificação interna impacta diretamente o atendimento a empreendedores
Segundo Almir Sá, a qualificação também impacta diretamente a atuação da equipe do Sebrae no estado “Esses são consultores e analistas do Sebrae, profissionais já de alto nível. O que ficou muito interessante foi que eles estão atualizados, buscaram inovação e novos conhecimentos, ou seja, não pararam no tempo. A pós-graduação abriu essa perspectiva para que pudessem ser muito melhores do que são. Eles são peça-chave no nosso processo”, explicou.
A gerente da Unidade de Soluções e Relacionamento (USR) do Sebrae, Noelea Sousa, afirma que a qualificação deve refletir na entrega dos serviços da instituição.
“O MBA tem um foco maior para quem já atua. O ganho do Sebrae é que esses consultores estão atendendo nossos clientes. A partir do momento em que eles passam por esse processo de formação, com disciplinas testadas em empresas, e tiveram a oportunidade de aplicar tanto em clientes quanto em seus próprios empreendimentos, o Sebrae tem um ganho significativo na qualificação desses profissionais, que será diretamente aplicada nos clientes do Sebrae Roraima”, afirmou.
A estrutura da turma foi planejada com base no perfil dos profissionais que já prestam serviços à instituição. É o que explica Eliene Araújo, gestora do polo da Faculdade Sebrae em Roraima.
“A primeira turma de MBA foi especificamente para Gestão de Negócios com Ênfase em Consultoria Empresarial e contou com 25 participantes, sendo a maioria deles credenciados do nosso Sistema de Gestão de Fornecedores, que já são consultores do Sebrae e agora possuem maior qualificação nas metodologias voltadas para esta atividade de consultoria. Além dos consultores, tivemos profissionais de carreira da própria casa, que atuam em gestão de projetos e lidam diretamente com nossos clientes”, pontuou.
Descentralização do conhecimento e foco na realidade regional
Para o reitor da Faculdade Sebrae, Paulo Marcelo Tavares Ribeiro, o curso busca ampliar o alcance da educação executiva em regiões menos atendidas por esse tipo de formação.
“A importância de descentralizar a educação vem desde os programas de base do ensino fundamental e médio que o Sebrae promove, e agora chega ao nível superior. É super importante conseguir levar o conhecimento sobre empreendedorismo, inovação e gestão de pequenos negócios, temas que muitas vezes outras redes de ensino superior não focam, mas que são cruciais para o dia a dia do pequeno empreendedor. Levar todo o conhecimento do Sebrae, que é um grande laboratório de produção de conteúdo prático para ensinar os empreendedores, é fundamental na descentralização do conhecimento”, disse.
Ele também destaca a relevância de programas voltados ao desenvolvimento regional. “O MBA de gestão de negócios está diretamente relacionado com a formação de um capital social para ajudar o desenvolvimento dos estados, principalmente em regiões onde precisamos fomentar mais o empreendedorismo, a inovação e as práticas de gestão. MBAs focados no desenvolvimento pessoal e com um olhar para as regiões são super importantes para todos os estados, mas em especial para os estados que estão se desenvolvendo, porque também acabam tendo contato com outros profissionais, professores de outras regiões, que vão trazer conceitos novos e vão aprender também com os alunos aqui das turmas para produzir um material rico na formação do indivíduo”, pontuou.
Participantes do MBA destacam atualização prática e conexão com o mercado
Do ponto de vista dos alunos, a proposta de um curso prático e com foco no mercado foi um dos principais diferenciais. É o que relata a empresária e formanda Roseane Rodrigues.
“O curso é bem atual e trouxe muita inovação, novas tecnologias e o mercado digital. Tivemos disciplinas muito focadas nesse público e elas nos atualizaram bastante, já que a maioria dos meus colegas já atua no mercado de consultoria. Os professores, que são profissionais atuantes no mercado, trouxeram suas experiências, unindo a teoria à prática. Tenho certeza de que a turma toda saiu melhor do que entrou, com mais conhecimento e mais preparada para atuar como consultora no mercado de trabalho. Hoje, por exemplo, já comecei a colocar em prática em uma consultoria a importância das mídias digitais e como isso pode ser feito para meu cliente, algo que aprendi no curso”, afirmou.
A professora, empresária e formanda Gessi Darlalba também avalia que o conteúdo foi mais conectado com a realidade local.
“Já fiz vários MBAs, inclusive oferecidos pelo Sebrae. Contudo, este do Sebrae teve um diferencial muito grande por ser mais voltado para o mercado, atendendo melhor nossos clientes e a nossa realidade local. Trouxe uma abordagem mais inovadora, trabalhando com outras ferramentas e ideias, incluindo ferramentas ágeis e a inserção no universo da Inteligência Artificial. Tudo isso para que pudéssemos oferecer as melhores propostas aos nossos empresários locais, que são carentes de profissionais bem qualificados na nossa área, tanto para pequenas quanto para grandes empresas que demandam nossos serviços”, detalhou.