O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), participou nesta segunda-feira, 7, da 87ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), realizada em Brasília. Durante o encontro, que reuniu lideranças de grandes cidades brasileiras, Arthur reforçou a importância da representatividade dos municípios na gestão do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), criado a partir da Reforma Tributária aprovada em 2023.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito destacou o papel da FNP na construção do Comitê Gestor do IBS e defendeu a presença ativa dos gestores municipais no processo. “Quero parabenizar a FNP pela iniciativa da construção desse comitê. É um imposto importante, nacional, que precisa da participação dos prefeitos e das prefeituras de todo o país”, afirmou.
Arthur Henrique destaca importância da FNP
Arthur também declarou confiança no trabalho da Frente, destacando que a entidade tem atuado com firmeza nas discussões sobre o novo modelo tributário. “A FNP tem entrado nessa luta de forma muito segura, e eu tenho certeza que vai contribuir muito com o Conselho Gestor do IBS, garantindo que os municípios sejam bem atendidos e tenham suas receitas asseguradas”, completou.
Além da discussão sobre o IBS, a programação da 87ª Reunião da FNP também incluiu um painel sobre os riscos fiscais para os municípios, como os impactos da PEC 66/2023, que limita o pagamento de precatórios, e da ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda, que pode representar uma perda estimada em R$ 4,8 bilhões anuais para os cofres municipais.
A Reunião Geral da FNP segue com painéis técnicos e políticos voltados ao fortalecimento do pacto federativo, sustentabilidade fiscal das cidades e maior participação dos municípios nas decisões que impactam suas finanças.
O evento conta com o apoio de parceiros como Aprende Brasil Educação, Fundação Dom Cabral, Tecno IT, Sebrae, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Governo Federal.
Confira o vídeo:
Ver essa foto no Instagram