A maioria dos brasileiros rejeita a proposta de anistia aos envolvidos pela invasão de Brasília do 8 de Janeiro de 2023. É o que mostra a pesquisa de opinião feita pela Genial/Quaest e divulgada neste domingo, 6.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou uma manifestação para este domingo (6/4), em São Paulo, com o objetivo de pressionar a tramitação do projeto de lei que prevê anistia para os presos pelos atos.
- Segundo o levantamento, 56% dos brasileiros defendem a continuidade da prisão dos envolvidos até que sejam cumpridas as penas.
- Outros 18% querem a soltura porque “nem deveriam ter sido presos”.
- Enquanto isso, 16% consideram que os acusados devem ser soltos pois já estão detidos “por tempo demais”.
- Os que não souberam ou não responderam somam 10%.
A pesquisa ouviu 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais, entre 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
A consultoria Quaest também colheu a opinião da população sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de tornar Bolsonaro réu por participação em uma suposta tentativa de golpe de Estado.
Para 52% dos entrevistados, a decisão foi justa, contra 36% que a consideram injusta. Outros 12% não souberam ou não responderam.
Além disso, 49% consideram que o ex-presidente esteve envolvido no plano da tentativa de golpe, enquanto 35% dizem o contrário.
Ainda segundo o levantamento, 46% acreditam que Bolsonaro será preso. Os que acham que ele não será somam 43%.