setembro 10, 2025
InícioParáAlepa aprova PL sobre Campanha "Água Mais Vida” e de patrimônio cultural

Alepa aprova PL sobre Campanha “Água Mais Vida” e de patrimônio cultural

Publicado em

Os deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovaram na manhã desta terça-feira (01.04) o Projeto de Lei (PL) nº 258/2023, de autoria do deputado Bob Fllay (PRD), que institui a Campanha “Água Mais Vida”, no Pará. São diretrizes da proposta: a divulgação sobre os benefícios do consumo regular de água por meio dos veículos de comunicação físicos e eletrônicos; incentivo e promoção de palestras de conscientização sobre a importância do consumo regular de água; estimulo a instalação de pontos para beber água, como bebedouros e filtros; além de sugestão de instalação e garantia de livre acesso a sanitários.

O deputado Bob Fllay lembra dos benefícios do consumo regular de água. “O controle da pressão sanguínea, prevenção de cãibras, proteção do coração, melhoria do funcionamento do intestino e dos rins, facilita o transporte de nutrientes, aumenta a resistência física, ajuda a emagrecer, facilita a absorção de vitaminas e diminui o inchaço”, declara ele na justificativa do PL.

Segundo o PL, “especialistas recomendam que os adultos consumam cerca de 35 mililitros de água por quilo de peso. Para que essa recomendação seja alcançada, é necessário que a população seja conscientizada sobre a necessidade de beber água regularmente”.

De autoria do ex-deputado estadual, Raimundo Santos, foi aprovado o PL nº 312/2022, que institui no Pará o “Programa Estadual Sem Prazo de Validade”, que compreende a implementação de banco de empregos interinstitucional voltado a pessoas a partir dos 50 anos de idade. A matéria diz que “as oportunidades de emprego ocorrerão por meio da formação de parcerias com entidades das esferas federal, estadual e municipal e cooperação com o setor privado, observadas a vocação profissional dos beneficiários e a busca de padrões remuneratórios compatíveis com os praticados no mercado de trabalho”.

Patrimônio Cultural

De autoria do deputado Carlos Bordalo (PT), foi deliberado o PL nº 340/2023, que declara e reconhece os saberes das comunidades tradicionais de coleta e quebra de coco babaçu, as “quebradeiras de coco babaçu” como Patrimônio de Natureza Imaterial do Pará. A valorização do patrimônio histórico cultural é a valorização da identidade das pessoas, e preservar a história, as paisagens, as obras de arte, as festas populares, a culinária ou qualquer outro artefato cultural de um povo, é manter a identidade desse povo, sempre viva.

As comunidades de quebradeiras de coco babaçu, no Pará, estão organizadas em associações, grupos de mulheres e movimentos sociais, que lutam para a preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida pela organização, cidadania e reprodução do trabalho e da cultura, atuando nos municípios de Palestina, Brejo Grande, São Domingos do Araguaia e São João do Araguaia.

Já o PL n º 647/2023, da deputada Maria do Carmo (PT), declara o Festival do Açaí Orgânico, localizado em Igarapé-Miri, como Patrimônio Cultural de Natureza Material e Imaterial do Pará. A festividade acontece há 18 anos e sua programação celebra os benefícios para as comunidades ribeirinhas a partir da produção do fruto e traz atrações culturais, debates e mostras da culinária paraense.

Por último foi aprovado o PL nº 558/2024, do deputado Dr. Wanderlan (MDB), que declara como Patrimônio Cultural Imaterial do Pará a Tiração de Reis ou Folia de Reis de Abaetetuba. A tradição da Folia de Reis, conhecida em Abaetetuba como “Tiração de Reis”, é uma prática folclórica que foi introduzida no município durante o Ciclo da Borracha, quando houve uma forte migração de nordestinos para a região. A festividade se tornou uma parte essencial da vida cultural de Abaetetuba, ocorrendo tanto na área urbana quanto nas zonas rurais, sempre com muita música e alegria. A celebração ocorre durante o período natalino, tradicionalmente do dia 24 de dezembro ao dia 6 de janeiro (Dia de Reis).

O PL nº 375/2024, do deputado Matinho Carmona (MDB), que institui o Programa de Conscientização da Alienação Parental nas escolas e meios de comunicação do Estado, foi adiado por 15 dias.

spot_img

Últimos Artigos

Gritos de “sem anistia” e “Brasil soberano” marcam solenidade do IFRR com Ministro da Educação

Durante o ato de lançamento das obras do novo campus do Instituto Federal de...

STJ mantém júri popular para Hélio Gueiros Neto por morte da esposa em 2015

Hélio Gueiros Neto, neto do ex-governador do Pará Hélio Gueiros, continuará a responder em...

Programa “Por Todas Elas” leva serviços gratuitos à Usina da Paz no Bengui

A Usina da Paz "Pe. Bruno Sechi", localizada no bairro do Bengui, em Belém,...

Marcinho Belota pede suspensão do prazo de validade do concurso da Polícia Penal

O deputado estadual Marcinho Belota (PRTB) apresentou, no dia 26 de agosto, uma indicação...

Mais como este

Gritos de “sem anistia” e “Brasil soberano” marcam solenidade do IFRR com Ministro da Educação

Durante o ato de lançamento das obras do novo campus do Instituto Federal de...

STJ mantém júri popular para Hélio Gueiros Neto por morte da esposa em 2015

Hélio Gueiros Neto, neto do ex-governador do Pará Hélio Gueiros, continuará a responder em...

Programa “Por Todas Elas” leva serviços gratuitos à Usina da Paz no Bengui

A Usina da Paz "Pe. Bruno Sechi", localizada no bairro do Bengui, em Belém,...