Desde 2019, Roraima tem se destacado pelo seu desempenho econômico, conquistando a 1ª posição no ranking de Potencial de Mercado do CLP (Centro de Liderança Pública). O Estado se manteve entre os primeiros colocados nos anos seguintes e, em 2024, alcançou a 3ª posição no ranking, reafirmando sua atratividade para investidores e seu crescimento econômico consistente.
A pesquisa do CLP considera indicadores como tamanho de mercado, taxa de crescimento, expansão da força de trabalho, comprometimento de renda, qualidade de crédito pessoal, volume de crédito e inadimplência. Dentro desse cenário, Roraima tem apresentado resultados positivos, com destaque para a criação de 28.593 novos postos de trabalho desde 2019, conforme dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
“Esses números são reflexo do nosso trabalho para transformar Roraima, gerar emprego e renda, atrair investimentos e fazer o estado crescer. Com união e empenho, Roraima tem se destacado no Brasil, criando um ambiente de prosperidade que melhora a vida da nossa população”, afirmou o governador Antonio Denarium.
Roraima é nota “A” em capacidade de pagamento
Outro indicador relevante do bom desempenho econômico de Roraima foi a obtenção da Nota A de Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional em 2021, 2022 e 2024, o que reforça a confiança dos investidores e a estabilidade financeira do Estado.
“Esse desempenho é fruto de um ambiente de negócio favorável, que impulsionou a economia, aliado a uma administração pública eficiente. Empresários locais e de fora confiam na gestão, o que motiva novos investimentos e a criação de empregos. Isso tem refletido diretamente no crescimento do nosso PIB, que alcançou recordes nos últimos anos”, afirmou Fábio Martinez, secretário adjunto de Planejamento e Orçamento.
Em termos de crescimento econômico, Roraima se destacou em 2022, quando registrou o maior aumento do PIB entre os estados brasileiros, com uma expansão de 11,3%. Entre 2019 e 2022, o PIB acumulou uma alta de 25,4%, superando o crescimento nacional de 5,7%.
Projeções do Banco do Brasil indicam que, em 2025, Roraima deve registrar o segundo maior crescimento do PIB do país, com uma estimativa de 4,5%.