O Sebrae Roraima marcou presença na cerimônia de premiação do Biterr, evento promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em parceria com o Sebrae e o Senai. O programa, que tem como objetivo conectar estudantes ao mercado empresarial por meio da inovação, chegou à sua 13ª edição, destacando-se como uma iniciativa fundamental para o fortalecimento do empreendedorismo e da indústria local.
O Sebrae participou ativamente do projeto por meio de convênio e contribuiu na avaliação dos projetos apresentados durante o evento. O diretor superintendente do Sebrae Roraima, Emerson Baú, destacou a importância do Biterr para a transformação do perfil dos estudantes e a inserção da inovação nas empresas.
“É com muito orgulho que o Sebrae Roraima participa de maneira ativa, não apenas com a parte financeira, mas de maneira integrada com o IEL para a realização do Biterr. O Biterr, que faz essa ponte entre as instituições de ensino e a empresa, muda a mentalidade, muda o perfil do estudante, apoia o empreendedorismo para que a gente consiga fazer com que a inovação seja fortalecida. Parabéns ao IEL pela 13ª edição do Biterr. É formidável o trabalho que vem sendo feito, a entrega que vem sendo feita e as mudanças que a gente encontra tanto nas empresas quanto no perfil dos estudantes que participam deste programa”, declarou.
A presidente do Sistema FIER, Izabel Itikawa, também enfatizou a relevância do projeto para o setor industrial de Roraima. “É uma alegria muito grande estar aqui comemorando a 13ª edição de um projeto extraordinário. Estou muito agradecida pela parceria do Sebrae e feliz por nossa casa Senai abrigar esse projeto e trabalhar com essas mentes brilhantes, que com certeza irão em breve trazer resultados tecnológicos para a indústria local. Tecnologia e inovação se misturaram e formaram planos de sucesso. Nossa indústria se orgulha disso e precisa desse tipo de iniciativa.”
Para Lucas Wolkartte, gerente da Unidade de Gestão Inovação Mercado e Serviços Financeiros (UGIMS) no Sebrae, o programa desempenha um papel essencial na conexão entre o meio acadêmico e as micro e pequenas empresas do estado.
“O Sebrae está aqui hoje junto com o IEL e com o Senai celebrando mais um encerramento de ciclo do programa Biterr, que conecta o meio acadêmico às micro e pequenas empresas de Roraima, trazendo inovação e sustentabilidade. Passamos o dia inteiro avaliando diversos projetos que trouxeram novas ideias, produtos e soluções inovadoras para o cenário econômico local. O Sebrae apoia esse programa há anos e continuará incentivando a inovação para o desenvolvimento do nosso estado”, disse.
A superintendente do IEL, Rônia Barker, reforçou a importância do Biterr para o crescimento da indústria roraimense. “O Biterr é um programa essencial para a cadeia produtiva do nosso estado. Ele faz com que a indústria de Roraima cresça de forma dinâmica e criativa. Hoje, concluímos mais um ciclo no Senai, com 17 alunos apresentando seus projetos em um pitch, demonstrando o impacto do programa. Estamos muito felizes em ver que o IEL Roraima promove inovação e traz respostas concretas para o desenvolvimento da indústria local”, pontuou.
Vencedores do Biterr 2024
A premiação destacou projetos inovadores que demonstram o potencial transformador da tecnologia e da sustentabilidade no ambiente empresarial.
- Terceiro lugar
Projeto: Aproveitamento da casca residual da banana para produção de receitas
Aluno: Keylinda Catane Araújo
Professora: Flávia Amaro
Empresa: Frizantei
Instituição de Ensino: Centro Universitário Estácio da Amazônia - Segundo lugar
Projeto: Tecnologia para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva de cogumelos amazônicos comestíveis
Aluna: Fátima Bamberg
Professor: Pierre Pinto Cardoso
Empresa: Viva Mais Produtos Naturais
Instituição de Ensino: Instituto Federal Campus Novo Paraíso - Primeiro lugar
Projeto: Cardápio inclusivo com pictogramas otimizados voltados para pessoas com TEA
Aluno: Israel Christlan Araújo
Professora: Jaqueline Silva
Empresa: Valência Pizzaria
Instituição de Ensino: Universidade Federal de Roraima