O senador Eduardo Braga mostrou-se otimista de que até o mês de abril o governo federal autorize a abertura de licitação para asfaltar o trecho do meio da rodovia BR-319, que liga Manaus a Porto Velho. Em entrevista ao vivo para TV A Crítica diretamente de Brasília, nesta terça-feira, 18, o político afirmou que as obras de reconstrução de três pontes nos trechos fluviais da rodovia – Curaçá, Autaz Mirim e Igapó-Açu – devem ser finalizadas em agosto e dezembro.
“Nós esperamos que até abril seja liberada a licença para que a gente possa licitar em maio e até julho estarmos contratando o resultado desta licitação para o trecho do meio. Nós vamos começar a colocar asfalto, se Deus quiser, agora nesse verão. Não é uma obra que se execute em um ano. Vamos levar pelo menos três ou quatro anos trabalhando para concluir a BR-319”, disse o senador.
Segundo o parlamentar, o licenciamento, pré-requisito para a licitação, deve sair até abril porque os estudos de impacto ambiental e de impacto aos povos indígenas já estão concluídos.
“Os estudos de impacto de flora, fauna e de impactos aos povos indígenas estão todos concluídos. O estudo do grupo de trabalho que o presidente Lula montou para analisar a viabilidade da BR-319 também está concluído e publicado, dizendo que sim, é viável”, afirmou Eduardo Braga.
Sobre a reconstrução das três pontes de madeira para concreto nos trechos fluviais da BR-319, o senador Eduardo Braga também adiantou os prazos para finalizar as obras.
“As primeiras obras vão ser as das pontes de concreto, três delas já licitadas. A ponte que desabou no Rio Curaçá fica pronta até agosto e a ponte que desabou no Rio Autaz Mirim também fica pronta até agosto. A terceira boa notícia é que até dezembro a gente espera que a ponte do Igapó Açu também esteja construída. A travessia de Manaus para o Careiro da Várzea nós não temos como resolver no curto prazo. Ainda vamos ter que pensar numa ponte sobre o Rio Solimões para poder interligar com a BR-319”, afirmou.
Braga afirma que não liberar asfaltamento é burrice
Para Eduardo Braga, não liberar o asfaltamento da rodovia é uma “burrice”. “É uma burrice não licenciar a BR-319. Além da questão humanitária e do desenvolvimento, do ponto de vista econômico também é uma burrice. A gente gasta uma fortuna para poder manter a trafegabilidade da BR e, no ano seguinte, nós temos que gastar de novo uma fortuna porque é destruído pelo inverno”, disse.
Braga ressaltou ainda que se for feita uma obra de boa qualidade, responsável e com a tecnologia atual, haverá mais condições de governança para monitorar os impactos ambientais. “As áreas estão demarcadas, as reservas estão demarcadas, os estudos sobre as reservas estão feitos e os estudos sobre os impactos estão feitos”, pontuou.
O senador ressaltou que a rodovia é essencial para o país e que o desenvolvimento não pode ser paralisado por uma única voz discordante.
“Depois de mais de 20 anos de luta, estudos, debates e de todos os episódios que já aconteceram, está mais do que provado de que a BR-319 é essencial para nossa região. Não é apenas para Manaus, é para o Amazonas, Rondônia e Roraima. É uma BR essencial para a estratégia nacional. Não é justo que pela teimosia de uma pessoa a gente retarde mais uma vez aquilo que não há mais argumento técnico para nos impedir”.