Roraima encerrou 2024 reafirmando a força e a relevância do empreendedorismo local na economia. Em dezembro, por exemplo, o estado ocupou o 5º lugar no ranking nacional de crescimento de empresas. É o que confirma o estudo mensal realizado pela Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), disponível no site da secretaria.
Ao final do ano, o estado contabilizava 38.939 empresas ativas, sendo a maioria constituída por empresas individuais (26.834) e sociedades limitadas (11.520). Vale enfatizar que mais da metade das empresas ativas se formalizaram como Microempreendedores Individuais (MEIs), totalizando 19.543 registros.
Entre as atividades econômicas de maior destaque estão o comércio varejista de vestuários e acessórios, serviços de cabeleireiro, manicure e pedicure, comércio de alimentos, restaurantes e similares, além de atividades ligadas à promoção de vendas.
No que se refere ao tempo médio para abertura e registro de empresas no estado, em dezembro, os processos levaram, respectivamente, 1 dia e 9 horas para abertura e 12 horas para registro.
Para o governador Antonio Denarium, esses números refletem o dinamismo do mercado local e o impacto positivo das políticas públicas estaduais na melhoria do ambiente de negócios.
Ele frisou que o tempo médio de registro de empresas deve ser ainda mais reduzido com o programa “Empresa Fácil Tá Na Mão”, lançado pela Junta Comercial de Roraima (Jucerr). A nova ferramenta permite a abertura de empresas diretamente por aplicativo de mensagem em até 10 minutos, garantindo mais eficiência e praticidade.
“Roraima tem se consolidado como um ambiente cada vez mais favorável aos negócios, o que é essencial para o fortalecimento da economia local e a geração de empregos. Nossa missão, como governo, é continuar criando condições para que esses empreendedores prosperem cada vez mais”, garantiu o governador.
Roraima registrou saldo positivo em dezembro
Somente em dezembro, o estado registrou um saldo positivo de 165 empresas ativas, com 466 novas empresas abertas e 301 fechadas. Os dados foram extraídos do Painel do Mapa de Empresas, que acompanha a evolução e o comportamento do setor empresarial em todo o país.
O secretário de Planejamento e Orçamento, Rafael Fraia, destacou que a Secretaria tem se dedicado à disponibilização de informações estratégicas por meio de informativos periódicos.
“Essas informações fazem parte do nosso trabalho contínuo e servem tanto para embasar políticas públicas quanto para auxiliar os empreendedores em suas decisões estratégicas, proporcionando um ambiente mais favorável ao crescimento de todos os setores econômicos do estado”, afirmou.