outubro 3, 2025
InícioAmazonasAprovados em concurso da Prefeitura de Nova Olinda do Norte cobram nomeação...

Aprovados em concurso da Prefeitura de Nova Olinda do Norte cobram nomeação e denunciam irregularidades

Publicado em

Aprovados no Concurso Público de 2023 da Prefeitura Municipal de Nova Olinda do Norte procuraram o Portal O Fato para denunciar que, apesar da homologação do resultado final do certame, a prefeitura não convocou os candidatos aprovados para as vagas previstas no edital e ainda tem realizado contratações irregulares para preencher essas vagas, contrariando a legalidade do processo seletivo e ignorando os direitos dos aprovados.

“Estamos cobrando a convocação, pois o concurso foi homologado e as vagas foram abertas. O direito dos aprovados deve ser respeitado. Não podemos aceitar que a prefeitura faça contratações temporárias, enquanto há candidatos aprovados aguardando nomeação”, afirmou Alzira Soares, presidente da Associação dos Aprovados no Concurso Público.

A associação

A Associação dos Aprovados foi criada devido à demora na convocação dos aprovados e à prática de contratações temporárias durante o período eleitoral. “Decidimos criar a associação para organizar e unir os aprovados, já que a situação estava se tornando cada vez mais complexa. Precisávamos de uma representação formal para poder cobrar da prefeitura o cumprimento do edital e garantir que as vagas fossem preenchidas de acordo com o resultado do concurso”, explicou Alzira.

O concurso

O Concurso Público de 2023 foi realizado para preencher vagas em diversas áreas da administração municipal, como educação, saúde e setores administrativos. O processo seletivo incluiu provas objetivas e de títulos, com o objetivo de garantir a seleção de candidatos qualificados para os cargos.

Após a realização das provas, a homologação do concurso aconteceu em julho de 2024, o que gerou a expectativa entre os aprovados de que a convocação para as vagas fosse imediata. No entanto, até o momento, a prefeitura não se manifestou sobre a convocação dos aprovados, o que tem causado frustração entre os candidatos e gerado um sentimento de insegurança.

Contratações irregulares

Em meio à cobrança pela convocação, a associação também denunciou que, durante o período eleitoral, a prefeitura fez diversas contratações temporárias que estariam sendo feitas de maneira irregular. Alzira Soares e outros membros da associação afirmam que essas contratações violam a legislação que proíbe a nomeação de servidores temporários nesse período, além de prejudicar os candidatos que já foram aprovados no concurso público.

“Durante o período eleitoral, a prefeitura fez diversas contratações que estão sendo questionadas, pois a legislação proíbe esse tipo de contratação nesse período. Já denunciamos essas irregularidades e estamos aguardando uma resposta das autoridades competentes”, disse Alzira, que também procurou o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) para apurar as irregularidades.

Tentativas de diálogo

Após a eleição de Aracy Cunha (MDB) para a prefeitura, os aprovados no concurso buscaram uma aproximação com a nova administração para discutir a convocação. Alzira e outros membros da Associação dos Aprovados procuraram a prefeita eleita já no início do mandat
o dela para agendar uma audiência. No entanto, até o momento, não houve resposta satisfatória.

“Fui à prefeitura para tentar agendar uma reunião com a prefeita eleita, e fui atendida pela secretária Marcely. No entanto, até agora não tivemos uma resposta definitiva sobre o agendamento da audiência. Estamos aguardando um posicionamento claro da prefeita sobre a convocação dos aprovados”, declarou Alzira.

Requerimento para audiência

Diante da falta de resposta, a Associação dos Aprovados formalizou, nesta quinta-feira, 9, um requerimento solicitando uma audiência com a prefeita Aracy Cunha para tratar da convocação dos aprovados no concurso público de 2023. O documento foi protocolado na prefeitura e reafirma a necessidade urgente de que as nomeações sejam feitas conforme o número de vagas especificado no edital do concurso.

No requerimento, a associação destaca que a não convocação dos aprovados configura uma violação do direito à nomeação, previsto na legislação. O documento também ressalta que o ato de homologar o concurso e declarar os aprovados cria um dever legal de nomeação para a administração pública.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Nova Olinda do Norte para pedir esclarecimentos em relação a situação, porém não houve retorno até o fechamento da matéria.

spot_img

Últimos Artigos

Empresa que aplicava golpes em consórcios já causou mais de R$ 1 milhão em prejuízos, aponta Polícia Civil

A Polícia Civil de Roraima (PCRR) deflagrou, nesta quinta-feira (2), a operação Credencial Falsa,...

Lula anuncia possibilidade de universidade federal no Marajó e entrega escolas em Breves e Melgaço

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (2), durante cerimônia na...

Joner Chagas é apontado como “articulador” de esquema de desvio de verba pública em Bonfim, diz relatório da PF

Uma investigação da Polícia Federal (PF) que apura um esquema de desvio de verbas...

Prefeitura de Boa Vista esclarece reforma previdenciária de servidores na Câmara Municipal

Na manhã desta quinta-feira, 2, representantes da prefeitura participaram de uma sessão na Câmara...

Mais como este

Empresa que aplicava golpes em consórcios já causou mais de R$ 1 milhão em prejuízos, aponta Polícia Civil

A Polícia Civil de Roraima (PCRR) deflagrou, nesta quinta-feira (2), a operação Credencial Falsa,...

Lula anuncia possibilidade de universidade federal no Marajó e entrega escolas em Breves e Melgaço

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (2), durante cerimônia na...

Joner Chagas é apontado como “articulador” de esquema de desvio de verba pública em Bonfim, diz relatório da PF

Uma investigação da Polícia Federal (PF) que apura um esquema de desvio de verbas...