Os ex-prefeitos de Iracema que tiverem sido alvo de atentados durante seus mandatos poderão contar com segurança pessoal por até quatro anos. Um Projeto de Lei proposto pela prefeita Marlene Saraiva (Republicanos) foi aprovada pelos nove vereadores da cidade em uma sessão extraordinária secreta realizada nesta sexta-feira, 3.
O projeto estabelece que ex-prefeitos terão direito a um motorista e três seguranças, que poderão ser servidores efetivos, comissionados ou contratados pela Prefeitura, caso comprovem ter sofrido atentados à sua vida durante o mandato, sem que a polícia tenha identificado os responsáveis pelo crime, mantendo assim o risco. A segurança poderá ser prorrogada por mais quatro anos, uma única vez, ou encerrada caso a investigação identifique os autores do atentado.
Em sua justificativa, Marlene Saraiva defendeu a adaptação da legislação federal, que garante segurança a ex-presidentes da República, para a realidade do município, argumentando que a medida visa assegurar a proteção dos gestores que enfrentaram ameaças enquanto estavam no exercício do cargo.
Projeto beneficia aliado de Marlene Saraiva
O projeto beneficia, entre outros, o ex-prefeito Jairo Ribeiro (Republicanos), que, em 2018, foi vítima de um atentado a tiros na vila Campos Novos, durante seu primeiro mandato. O caso segue em sigilo, sem informações públicas sobre o andamento da investigação ou a identidade dos responsáveis.