O tradicional Réveillon de Manaus, batizado de “Encontro da Nossa Gente”, terá uma novidade inclusiva neste ano. A Prefeitura de Manaus anunciou que distribuirá abafadores de som para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante a festa. A iniciativa, realizada em parceria público-privada, busca proporcionar maior conforto a esse público durante a queima de fogos.
Os abafadores serão disponibilizados em espaços reservados para Pessoas com Deficiência (PcD) nos três palcos do evento: na orla do Amarelinho, no bairro Educandos (zona Sul); no parque Amazonino Mendes, na alameda Alphaville (zonas Norte e Leste); e na praia da Ponta Negra (zona Oeste). A entrega será feita mediante apresentação de laudo médico ou da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).
A ação é coordenada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e tem como objetivo atender às necessidades de pessoas com sensibilidade auditiva, característica comum em quem vive com TEA. Apesar de os fogos do evento contarem com tratamento acústico para reduzir impactos, os abafadores oferecem uma proteção adicional.
“Nosso objetivo é promover um ambiente inclusivo onde todos possam celebrar o Réveillon de forma segura e acolhedora”, afirmou o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Jender Lobato.
O Réveillon de Manaus promete dois dias de festa, nos dias 30 e 31 de dezembro, com programação a partir das 17h. Além das apresentações musicais de artistas locais e nacionais, a festa contará com uma estrutura organizada e um show pirotécnico que marcará a chegada de 2025.
Foto: Divulgação