Na véspera de Natal (24), o governador Helder Barbalho inaugurou o viaduto que conecta a Alça Viária à BR-316, em Marituba. A obra, com 720 metros de extensão, é um marco para a mobilidade urbana da região e visa preparar Belém, a capital paraense, para receber a COP 30, otimizando o fluxo de tráfego na Grande Belém. A obra durou um ano e custou R$ 20 milhões.
Construído pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), o viaduto proporciona uma redução significativa no tempo de viagem para quem utiliza a Alça Viária ao sair ou chegar à capital paraense. O percurso, que antes levava 17 minutos, agora pode ser concluído em apenas 6 minutos.
O governador Helder Barbalho enfatiza o esforço do governo estadual em modernizar o tráfego na região metropolitana. “Estamos com mais três viadutos em construção. Um na Mário Covas com a Independência; Mário Covas com Três Corações e na Independência com a BR-316”, afirmou ele, na entrega da estrutura nesta terça-feira.
O governo estadual também vai liberar, ainda neste ano, as pistas do BRT Metropolitano sem as máquinas, para garantir um trânsito mais rápido.
Além do governador, a cerimônia contou com a presença da primeira-dama, Daniela Barbalho; da vice-governadora, Hana Tuma; da prefeita de Marituba, Patrícia Alencar; do presidente da Assembleia Legislativa do Pará, Francisco Melo, conhecido como Chicão; do ministro das Cidades, Jader Filho; do secretário de Infraestrutura e Transportes e titular do NGTM, Adler Silveira; além de autoridades locais e moradores de Marituba.
“Marituba tem obra graças ao convênio com o Governo do Estado. É um marco histórico não só para Marituba, vai beneficiar milhares de pessoas todos os dias. Isso é o compromisso com a população, com a mobilidade, com o trânsito”, afirmou a prefeita de Marituba, Patrícia Alencar. Na ocasião, ela presenteou o governador e a vice-governadora com uma muda da planta que dá nome ao município.
A obra, concluída em apenas um ano, foi entregue antes do prazo inicialmente previsto para março de 2025. Com um investimento de R$ 20 milhões pelo Governo do Estado, o projeto foi concluído com sucesso e recebeu a aprovação da população.
A nova estrutura possibilita ao condutor, que vier da Alça Viária seguir direto para Belém, sem necessitar fazer o retorno; ao mesmo tempo, que permite também que os condutores vindos de Marituba o acessem para seguir viagem pela Alça Viária.
Foto: Agência Pará