O Conselheiro Fernando Ribeiro foi eleito presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) para o biênio 2025-2026 nesta terça-feira, 10, durante sessão ordinária.
A vice-presidência será assumida pelo Conselheiro Luís Cunha, enquanto a Corregedoria ficará sob a responsabilidade do Conselheiro Odilon Teixeira.
A eleição, conduzida pelo Tribunal Pleno, ocorreu de forma unânime, com a contagem de votos realizada pela Conselheira Lourdes Lima e pelo Procurador-Geral do Ministério Público de Contas (MPC-PA), Stephenson Victer.
Todos os membros do Tribunal participaram da votação: a atual Conselheira Presidente Rosa Egídia Crispino C. Lopes, o Conselheiro Fernando Ribeiro, o Conselheiro Luís Cunha, a Conselheira Lourdes Lima, o Conselheiro Cipriano Sabino, o Conselheiro Odilon Teixeira e a Conselheira Daniela Barbalho.
A presidente Rosa Egídia parabenizou os eleitos e expressou confiança em suas capacidades. “Tenho certeza de que competência, experiência, bom senso e sabedoria não lhes faltam. Estou muito tranquila em transmitir a liderança de nosso Tribunal a Conselheiros da maior categoria, sabendo que conduzirão esta Corte da maneira como sempre se portaram aqui”, afirmou.
Trajetória de Fernando Ribeiro
Indicado pelo Governador Helder Barbalho em abril de 2020, Fernando Ribeiro ingressou no TCE-PA e agora assume a Presidência pela primeira vez. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFPA, o Conselheiro tem uma carreira pública extensa, tendo sido Deputado Estadual (1987-1991), Senador da República (2001-2003 e 2015), e ocupando cargos de destaque em órgãos estaduais e municipais.
Ao assumir a nova função, Fernando Ribeiro destacou seu compromisso com a democracia e o desenvolvimento do estado. “A minha vocação democrática fará com que eu desta forma pretenda me conduzir à frente do Tribunal nos próximos dois anos, não de outra maneira. Sempre com a porta aberta, sempre disposto a ouvir, sempre disposto a trabalhar pelo engrandecimento da instituição, pelo fortalecimento do controle externo, mais pelo acompanhamento e colaboração com a execução de políticas públicas que efetivamente sejam importantes para o desenvolvimento de nosso estado e para as melhores condições de vida da nossa população e, em última análise, de nosso país”, declarou.
Perfil do Vice-Presidente Luís Cunha
Natural de Augusto Corrêa, o Conselheiro Luís Cunha é licenciado em Letras pela UFPA e pós-graduado em Gestão Pública pela UNAMA. Membro do TCE-PA desde 2010, foi Presidente da Corte (2015-2016), Ouvidor (2019-2021), Vice-Presidente (2011-2014) e Corregedor (2021-2023).
Cunha enfatizou o compromisso com a transparência e eficiência do órgão. “Transmitimos à sociedade que estamos em paz. Temos o compromisso com a instituição que vive um período extraordinário. A Conselheira Rosa Egídia vai nos entregar um Tribunal premiado com um selo diamante de transparência por duas vezes. Pensemos primeiro na sociedade. Temos a obrigação de prestar um excelente serviço público”, disse.
Odilon Teixeira na Corregedoria
Com formação em Direito e Ciências Contábeis pela UFSC, Odilon Teixeira ingressou no TCE-PA como Conselheiro Substituto em 2012, tornando-se Conselheiro Titular em 2014. Já ocupou a Presidência do Tribunal (2019-2021) e foi Corregedor (2017-2019).
Emocionado com a eleição, Odilon afirmou: “A harmonia e o clima de paz só se constroem juntos. Nós precisamos devolver à população serviços públicos valorosos. Precisamos dar à população o melhor controle externo que esse estado tem, dentro da nova perspectiva. O controle externo tem evoluído não apenas para fazer auditoria de conformidade. Avançamos para as auditorias operacionais e estamos caminhando para a avaliação das políticas públicas.”
A posse dos novos dirigentes ocorrerá em 31 de janeiro de 2025.
Foto: Divulgação