Após vários casos de incêndios em fiações de postes elétricos em Manaus, o vereador Rodrigo Guedes (PP) cobrou que a Prefeitura de Manaus comece a desenvolver um planejamento para implantar fiações subterrâneas nos bairros de Manaus.
Durante fiscalização nessa quinta-feira, 17, Guedes esteve na Avenida Constantino Nery onde constatou várias fiações embaralhadas nos postes elétricos da avenida. A situação oferece grande risco a população, isso porque a desorganização da fiação oferece grandes chances de curto circuito no local.
A solução para evitar casos como esse seria desenvolver redes elétricas subterrâneas, já implantadas em vários estados brasileiros.
Na rede subterrânea, os fios e transformadores que geralmente ficam conectados aos postes são instalados em dutos enterrados em valas, ou seja, não ficam visíveis e estão protegidos dos ventos fortes e possíveis sinistros. A medida trás mais segurança a população, além de contribuir com a estética e limpeza urbana da cidade.
“Manaus não aguenta mais essa quantidade de fios emporcalhando a cidade e causando diversos incêndios. Centenas de cidade do Brasil já possuem fiação subterrânea e em Manaus não há em nenhuma rua. A Prefeitura de Manaus precisa começar a solucionar os problemas das fiações na capital, é necessário implantar um projeto piloto em bairro de Manaus e ir ampliando aos poucos até que todos os bairros sejam contemplados, mas não podemos parar no tempo e nada ser feito”, disse.
Guedes apresentou uma indicação para que todas as fiações sejam enterrada em um prazo máximo de dez anos em Manaus, porém, a Prefeitura de Manaus nem sequer iniciou o projeto.
Foto: Divulgação