Como Presidente da Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência (COMPCD), o vereador Rodrigo Guedes (Progressitas) solicitou que a Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado realizem um mutirão de atendimento especializado nas áreas de neurologia e neuropediatria, para emissão de laudos para pessoas com deficiência.
Guedes fez a solicitação através de uma indicação. A propositura atende as necessidades das pessoas com deficiência que hoje enfrentam dificuldades para ter consultas médicas para emissão de laudos médicos.
Os laudos médicos permitem o acesso de pessoas com deficiência aos direitos garantidos por lei, como benefícios sociais, benefício de prestação continuada, isenções fiscais, atendimento prioritário, entre outros.
Guedes destacou que a falta de laudos atualizados tem gerado dificuldades para que essas pessoas possam usufruir de tais direitos, o que torna de extrema importância o mutirão de atendimentos.
“As pessoas com deficiência precisam enfrentar uma fila de espera de meses para ter seus laudos médicos e isso atrapalha o acompanhamento médico que elas necessitam, como a compra de medicamentos e até mesmo acesso aos direitos garantidos por lei. Por isso, cobrei que a Prefeitura realize mutirão de atendimento e olhe para as pessoas com deficiência”, garantiu.