O deputado estadual Lucas Souza (PL) tem se destacado em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) por sua atuação dinâmica e presença constante nos interiores do estado. Com apenas um ano e nove meses de atuação, o jovem parlamentar já demonstra capacidade de articulação política, especialmente nas eleições municipais deste ano.
O parlamentar declarou apoio a diversos candidatos a prefeito e vereador em diferentes municípios de Roraima. Para as prefeituras, ele apoia Catarina Guerra (União Brasil) em Boa Vista, Luiza Maura (PP), candidata à reeleição em São João da Baliza, os também candidatos à reeleição Dr. Raposo (PP) em Normandia e Diane Coelho (PP).
Ver essa foto no Instagram
Ainda entre os candidatos à prefeitura no interior, em Caracaraí ele declarou apoio às reeleições de Núbia Lima (PP) em Amajari e Wagner Nunes (Republicanos) em Alto Alegre. Para o cargo de vereador, ele declarou apoio ao fisioterapeuta Thiago Reis (PSD), na disputa por uma das 23 cadeiras da Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV).
Ver essa foto no Instagram
Atuação em prol da juventude
Uma das principais bandeiras do deputado Lucas Souza é o apoio à juventude roraimense. Ele foi o idealizador do projeto de lei “Roraima Jovem”, que institucionalizou agosto como o mês da juventude no estado com realização de atividades nas áreas de educação, cultura, esportes, lazer, meio ambiente e sustentabilidade.
Como presidente da Comissão de Juventude, Cultura e Turismo da ALE-RR, Souza também foi responsável pela criação do programa “Escuta Direcionada aos Adolescentes e Jovens”. Esta iniciativa aproxima o parlamento dos jovens e discute política em uma linguagem apropriada para esse público, reconhecendo a importância da participação juvenil nas decisões políticas do estado.
Além disso, o deputado organizou o Festival Sociocultural da Juventude e do Estudante no Parque Anauá, encerrando a Semana Estadual da Juventude em Roraima. O evento ofereceu uma programação diversificada de atividades culturais e esportivas, reafirmando o compromisso de Lucas Souza com as pautas juvenis.
Concurso da Polícia Civil
Além da articulação política, Lucas Souza também tem atuação forte no parlamento. Uma das ações foi em prol da ampliação de vagas do concurso público da Polícia Civil. Ele destinou recursos por meio de emenda parlamentar para que o Governo do estado pudesse ampliar a quantidade de vagas de 175 para 205, beneficiando cargos como delegados, escrivães, peritos criminais, auxiliares de perito e auxiliares de necropsia.
A ampliação das vagas visa suprir a defasagem de servidores na Polícia Civil, considerando que o último concurso ocorreu há quase 20 anos. O parlamentar também propôs a regionalização das vagas e a alocação de oportunidades para áreas específicas de formação, como bioquímica e ciências biológicas, visando atender à crescente demanda do laboratório forense.
Restaurante Cidadão
Um dos projetos mais recentes apoiados pelo deputado foi a criação do Restaurante Cidadão. Através de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6.755.000,00, o deputado viabilizou a implementação de seis unidades em Boa Vista. O projeto, que inicialmente era conhecido como Restaurante Popular, foi rebatizado e expandido, atendendo agora até 3.500 pessoas diariamente com refeições gratuitas.
Ver essa foto no Instagram
O programa prioriza o atendimento a grupos específicos em situação de vulnerabilidade, incluindo mulheres chefes de família, famílias com crianças na primeira infância, idosos, pessoas com deficiência e pessoas em situação de rua.
Outras iniciativas
Lucas Souza tem demonstrado uma atuação abrangente, que vai além das pautas da juventude e segurança pública. Em uma visita ao Hospital Estadual Irmã Aquilina, em Caracaraí, no mês de maio, o deputado ouviu servidores e pacientes, transformando as demandas em indicações parlamentares direcionadas ao governo do estado. Entre elas estão a melhoria da infraestrutura hospitalar, a reativação do centro cirúrgico e a realização de exames por imagem.
O parlamentar também tem escutado profissionais de diferentes setores, como os policiais penais, agentes socioeducadores e técnicos em educação, buscando soluções para as necessidades específicas de cada grupo. No Centro Socioeducativo (CSE), por exemplo, os agentes socioeducadores pediram a unificação dos cargos com Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).