Na manhã desta terça-feira, 27, o vereador de Manaus, Rodrigo Guedes (PP), junto a um grupo de aprovados no concurso da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou um protesto em frente ao prédio da secretaria.
O ato marcou os dois anos da homologação do concurso, destacando a necessidade urgente de convocações do cadastro reserva para suprir a carência de profissionais nas unidades de saúde da cidade.
Rodrigo Guedes criticou a atual gestão pela falta de profissionais efetivos e estatutários nos postos de saúde. “Existe uma necessidade absurda de profissionais nas unidades de saúde, profissionais que sejam estatutários e efetivos. O modo de ingresso no serviço público é concurso público”, afirmou Guedes.
Ele reforçou que os aprovados passaram por um processo seletivo igualitário e que a única maneira correta e constitucional de preencher as funções públicas é através de concursos.
O vereador também destacou que novas unidades de saúde estão sendo inauguradas sem o número adequado de profissionais. “As unidades de saúde estão sendo inauguradas sem a quantidade ideal adequada de profissionais. E a prefeitura está utilizando uma série de estratégias, simplesmente para ocupar espaços de profissionais que têm que ser estatutários”, criticou Guedes.
Um dos aprovados no concurso expressou sua frustração. “Infelizmente, hoje, os parabéns que a gente canta aqui não é uma forma de alegria. É uma forma de expressar a nossa opinião e a nossa participação nesse concurso público”, lamentou.