A disputa por força política entre Antonio Denarium (PP) e Teresa Surita (MDB) promete aquecer as eleições municipais de 2024 em Rorainópolis. A prefeitura é disputada por dois candidatos.
O atual prefeito, Alessandro Daltro de Sousa, conhecido como Pinto do Equador (Republicanos) conta com o apoio do governador. Já a candidata Paula Florentino (Podemos), esposa do prefeito de São Luiz, James Batista (Solidariedade), conta com o apoio de Teresa.
Pinto do Equador, que busca a reeleição, tem como vice o médico Áthila Ferreira Bessa (PDT). Sua coligação “Somos Rorainópolis de Verdade” é formada por Republicanos, Progressistas, PDT, PRTB e PL, apresentando 53 candidatos a vereador. Além do apoio de Denarium, o grupo também conta com o vice-governador Edilson Damião e o senador Mecias de Jesus compondo a base de apoio.
A candidata Paula Florentino, por sua vez, escolheu Pastor Raniery como vice em sua chapa. A coligação “Rorainópolis Precisa de Você”, que inclui Podemos, MDB, PSB e União Brasil, lança 54 candidatos ao legislativo municipal. Além do apoio de Teresa Surita, o grupo político ainda tem na base de apoio o prefeito de São Luiz, James Batista e do ex-senador Romero Jucá e de todo o MDB.
As convenções partidárias, que oficializaram as candidaturas, encerram-se em 5 de agosto. Os partidos têm até o próximo dia 15 para registrar seus candidatos junto à Justiça Eleitoral.
A campanha oficial inicia em 16 de agosto, com o primeiro turno marcado para 6 de outubro. Com 23.299 eleitores, Rorainópolis não terá segundo turno, já que este só ocorre em municípios com mais de 200 mil eleitores.