Uma operação do Ministério Público em parceria com a Polícia Civil afastou três servidores da prefeitura de Cacoal (RO) devido a suspeitas de envolvimento em um esquema de corrupção. O afastamento ocorreu nesta sexta-feira, 26, durante a ação conhecida como Operação Caríbdis.
As investigações, iniciadas este ano, apontam para a prática de crimes como associação criminosa, falsidade ideológica, corrupção ativa, corrupção passiva e crime funcional contra a ordem tributária.
Os servidores são suspeitos de cobrar valores adicionais para facilitar a obtenção de licenças de construção e manipular avaliações de imóveis, visando a redução do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).
Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados e na Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN), localizada na sede da Prefeitura de Cacoal. A ação resultou na apreensão de documentos, computadores e celulares, que agora serão analisados pela Polícia Civil.
Operação Caríbdis
A Operação Caríbdis recebeu esse nome em referência ao monstro da mitologia grega, simbolizando a destruição e o impacto negativo do esquema de corrupção. A operação contou com o apoio do Ministério Público do Estado de Rondônia, da Delegacia Regional de Polícia de Cacoal, da Gerência de Administração e Finanças da Polícia Civil e do Departamento de Polícia do Interior.