Em reunião com moradores do bairro São José Operário, na noite desta segunda-feira, 22, o fisioterapeuta falou que é necessário encontrar mecanismos para diminuir os efeitos da desigualdade social entre a população. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, a renda média dos trabalhadores com carteira assinada, em Manaus, era de R$ 2,9 mil. O censo, em 2010, revelou que 37,9% da população da capital viviam com meio salário mínimo por mês.
“A gente precisa gerar essas oportunidades para que as pessoas consigam avançar em suas vidas, no estudo, no trabalho, no campo social. Pretendemos criar projetos de empreendedorismo dentro das comunidades para que as pessoas possam se desenvolver e ganhar dinheiro onde moram. Assim, iremos diminuir a desigualdade. A gente não vai dar só o peixe, a gente vai ensinar a pescar para que as pessoas não dependam do estado para sempre. O que acontece muitas das vezes, na política, é que ela cria aquele mecanismo de assistencialismo, onde a população tende a permanecer naquela assistência para sempre. Vamos estimular a independência financeira”, declarou Rainer.
Propostas de Saúde
Rainer também destacou que a saúde será sua principal bandeira de luta no legislativo municipal. Muitos moradores, que participaram do encontro, relataram que são obrigados a se deslocar para outro bairro em busca de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou procurar as unidades de saúde de média e alta complexidade porque as casas de saúde não funcionam ou não tem equipe médica para atender no bairro São José.
“É importante salientar que 20% da população de Manaus não são assistidas pela saúde básica. Pelo menos 500 mil pessoas não recebem atenção básica, que é de responsabilidade do município. Se você, moradora do bairro São José, tiver uma dor de cabeça ou se sentir mal, não vai poder contar com atendimento próximo à sua casa. Vai acabar correndo e super lotando os hospitais, os prontos-socorros destinados ao atendimento de saúde de média e alta complexidade”, explicou Rainer.
O fisioterapeuta irá propor a ampliação da rede básica de saúde para beneficiar os moradores de Manaus. “Minha proposta é de que 100% da população tenha atendimento. Muitas das vezes, mesmo quando tem uma Unidade Básica de Saúde, a população não tem acesso porque essa UBS vai assistir determinadas ruas e zonas da cidade. Se você mora em outra rua, que não está dentro do perímetro de atendimento da UBS, você não é atendida. Mas, o SUS é universal, ele é pra todos. E é função do vereador: fiscalizar que essas UBS estejam assistindo essa população da forma correta, para ver se a Unidade Básica de Saúde está funcionando, se tem médicos, enfermeiros, dentistas. Se conta ainda com equipe multidisciplinar e medicamentos”, explicou Dr. Rainer.
Foto: Divulgação