O Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) registrou no mês de junho deste ano 1.222 infrações referentes a motorista sem cinto de segurança (condutor e passageiro). Ao comparar com maio, que teve 775 registros, houve um aumento de 57,6% no número desse tipo de infração.
Os dados são da Difit (Divisão de Fiscalização de Trânsito) do Detran-RR, que também identificou que o total de infrações registradas em junho de 2024 foi de 2.881. O mês de maio terminou com 1.829 infrações, sendo identificado um aumento de 57,5%.
Entre tantas infrações, as mais cometidas em junho deste ano são: utilizando celular enquanto dirige, com 355 infrações; veículo sem licenciamento, 233; motorista sem CNH, 199; condutor sob influência de álcool, 35, e recusa ao teste do bafômetro, sete infrações.
Já no mês de maio, também de 2024, o ranking das infrações é o seguinte: utilizando celular, 302 infrações; veículo sem licenciamento 122; sem CNH, 121; dirigindo sob influência de álcool, 25, e recusa ao teste do bafômetro, três infrações.
O agente de fiscalização de trânsito do Detran-RR, Vilmar Florêncio, informou que a legislação de trânsito determina que os motoristas devem conduzir seus veículos de maneira prudente e sempre respeitando as regras de trânsito, pois a segurança no trânsito é uma responsabilidade que envolve toda a sociedade.
“Os motoristas devem ter atenção ao dirigir seus veículos, para evitar ações que possam colocar em risco outras pessoas. Importante eles estarem sempre com a CNH e a documentação do veículo em dia, para evitar transtornos”, orientou o agente de trânsito.
Ele destacou que o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) traz informações diversas sobre limites de velocidade, utilização de maneira correta dos equipamentos de segurança, como cintos de segurança e dispositivos de retenção para crianças, entre outras. O descumprimento dessas normas pode acarretar em multas, pontuação na CNH, retenção e apreensão do veículo.