A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) não atualiza, de forma a dar transparência pública para a população, os dados referentes as licitações e contratos firmados pela atual gestão desde o ano passado. Em pesquisa ao longo de duas semanas, não há informações sobre esse tipo de gasto ao longo deste ano.
Para se ter uma ideia, a aba “licitações” do Portal da Transparência da Casa Legislativa de Roraima só contém dados até fevereiro do ano passado. Confira:
Na contramão da transparência, a Assembleia Legislativa de Roraima dificulta, desta forma, ao máximo o acesso às informações dos gastos dos recursos públicos aos roraimenses e veículos de comunicação.
Além disso, um cidadão comum também tem dificuldades para ter acesso às informações sobre pagamentos com folha, servidores e etc, sendo, neste caso, necessário dedicar algum tempo na pesquisa dos dados.
Diante da falta de informações públicas sobre a atualização deste aba “licitações” do Portal da Transparência, O FATO entrou em contato com a Superintendência de Comunicação da ALE para questionar os motivos, mas não obteve quaisquer respostas até a publicação da matéria.
O caso causa estranheza aos roraimenses que fazem busca no Portal da Transparência da ALE e acompanhem minimamente o cenário político local. É que o presidente da Casa Legislativa, que rompeu com o governador Antonio Denarium (PP) recentemente, iniciou uma série de pedidos sobre transparência do Governo de Roraima, mas deixa a desejar quando o assunto é transparência.
Para se ter acesso a quaisquer informações sobre contratos, os roraimenses precisam ler o Diário Oficial da ALE diariamente, uma vez que os dados sobre licitações e contratos não são fornecidos e reunidos no site da Casa Legislativa, uma vez que a ferramenta não é atualizada desde fevereiro de 2023.
Foto: Divulgação