O Governo de Roraima segue trabalhando em parceria com o Governo Federal para garantir importantes resultados para a população. Nesta terça-feira, 28, o governador Antonio Denarium e o secretário interino de Segurança Pública, Ellan Wagner, participaram do lançamento oficial da diretriz nacional sobre câmeras corporais nas forças de segurança em todo o Brasil.
A nova diretriz nacional do Governo Federal vai definir as condições para uso das câmeras corporais por parte de policiais e agentes de segurança em todo o Brasil. Essa definição trará maior segurança à população e aos próprios trabalhadores da área, além de maior transparência no atendimento de ocorrências.
O governador Antonio Denarium ressaltou máximo apoio ao uso do equipamento, pois garante um registro seguro sobre as abordagens. Ele também reforçou o livre trânsito junto ao Governo Federal, que garante grandes conquistas para a população roraimense.
“Graças a essa parceria com o Governo Federal, já conseguimos muitos avanços para a segurança pública por meio de convênios, armamentos e viaturas para nossas forças estaduais. O trabalho de articulação continua e vamos melhorar a qualidade de muitos serviços em Roraima”, avaliou.
O secretário interino da Sesp (Secretaria de Segurança Pública), Ellan Wagner, frisou que a nova diretriz relacionada a essas câmeras reforça a proteção tanto do policial como do cidadão em atos e no trabalho dos operadores de segurança pública, e destacou que a apresentação das diretrizes é mais um passo para a total implementação dessa tecnologia nas forças de segurança.
“Roraima foi uma das pioneiras a se iniciar essas tratativas de forma que nós ainda estamos em fase de implementação e expansão disso nas nossas forças de segurança. Acreditamos que, futuramente, nós atingiremos um número expressivo dessas câmeras nas forças, trazendo maior segurança jurídica nas ações dos nossos operadores de segurança pública”, complementou.
BODYCAMS EM RORAIMA
Desde maio de 2023, o Governo de Roraima tem utilizado as câmeras corporais – conhecidas como bodycams – em caráter experimental. Um total de 132 itens foram distribuídos, sendo:
- 40 câmeras corporais para a PMRR (Polícia Militar de Roraima);
- 68 câmeras corporais para o Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito);
- 08 câmeras corporais para o CBMRR (Corpo de Bombeiros Militares de Roraima);
- 08 câmeras corporais para a PCRR (Polícia Civil de Roraima);
- 08 câmeras corporais para a Sesp (Secretaria de Segurança Pública).
Evento também marca lançamento do Projeto Escuta Susp
No evento que reuniu governadores e secretários de segurança pública de todo o Brasil, foi lançado o Projeto Escuta Susp, que visa oferecer apoio psicológico e mental para as policiais e demais forças de segurança ao redor do Brasil.
À princípio, o projeto atenderá os órgãos de segurança pública do Distrito Federal, Minas Gerais, Sergipe e Rio Grande do Norte. A segunda etapa será lançada em 2025 e incluirá Roraima nos Estados beneficiados.
Foto: Divulgação