agosto 26, 2025
InícioRondôniaEm Rondônia, Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro realiza primeiro transplante ósseo...

Em Rondônia, Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro realiza primeiro transplante ósseo da região Norte

Publicado em

O primeiro transplante ósseo da região Norte foi realizado nesta quarta-feira, 17, em Rondônia, no  Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, com objetivo de devolver a qualidade de vida e possibilitar a locomoção de um paciente de 30 anos, morador de Porto Velho. A cirurgia foi realizada em parceria com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into); referência no país.

A intervenção cirúrgica teve duração de três horas e envolveu uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, radiologistas, técnicos e cirurgiões. O osso transplantado foi submetido a um processo de preparação, incluindo processamento e conservação, realizado pela equipe do Into, sendo transportado por via aérea para Porto Velho, local da cirurgia.

Segundo o cirurgião ortopedista e especialista em alongamento e reconstrução óssea, Nelson Marquezine, “anteriormente os pacientes precisavam se deslocar para outras capitais, longe do apoio familiar e conforto dos lares. Hoje é possível realizar esse serviço no Estado”, destacou.

Além da captação, preparação, armazenamento e envio do tecido para Porto Velho, o apoio do Into incluiu, ainda, a participação do chefe do Banco de Tecidos, o ortopedista Rafael Prinz, e da chefe de enfermagem do Banco, Tatiana Gargano, que atuaram juntamente à equipe durante a cirurgia e, na orientação dos fluxos do tecido para transplante. Os profissionais também estiveram presentes nas etapas de avaliação ambulatorial de pacientes candidatos a este tipo de cirurgia e capacitação dos residentes de ortopedia do hospital.

“O objetivo é que mais transplantes como esse, sejam realizados, promovendo a ampliação do acesso à qualidade de vida aos pacientes ortopédicos da região”, destacou Rafael Prinz, chefe do banco de Multitecidos do Into.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o procedimento é um marco para o desenvolvimento do Estado. “A cirurgia representa um avanço na área da Saúde, na região Norte do Brasil, promovendo assim, acesso a tratamentos avançados, desenvolvimento profissional e estimulando a pesquisa médica e a inovação”, ressaltou.

Serviço

De acordo com a coordenadora do setor de transplante do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, Thais Santos,  o usuário que procura o serviço deve primeiramente estar regulado. Para isso, basta ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, e após o diagnóstico de perda ou falha óssea decorrente de fraturas ou deformidades congênitas será encaminhado para uma avaliação. A coordenação entrará em contato via ligação ou whatsApp, a fim de agendar consulta com o médico especialista em transplante.

“No Estado, foi iniciada a execução do serviço de ambulatório com demais pacientes que estão na fila de transplante ósseo. Dessa forma, é de suma importância que o cartão SUS esteja atualizado, para que o contato seja executado com sucesso pela regulação”, explicou Thais.

O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha evidenciou que o sucesso desse transplante pode estimular investimentos em pesquisas médicas e desenvolvimento de técnicas cirúrgicas inovadoras, na região Norte do Brasil. “Essa cirurgia tornou Rondônia pioneira em inovação cirúrgica”, salientou.

INTO

É uma instituição vinculada diretamente ao Ministério da Saúde (MS), é reconhecido nacionalmente como um centro de excelência no tratamento cirúrgico ortopédico de alta complexidade, dedicado exclusivamente ao atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A instituição conta com um Banco de Multitecidos, pioneiro no Brasil, responsável pela captação, processamento e distribuição de córnea, pele e tecidos musculoesqueléticos (ossos, tendões, meniscos e cartilagem). O Instituto mantém equipes preparadas para realizar captações 24 horas por dia, durante o ano. Todo o procedimento, desde a captação até a distribuição do tecido a ser transplantado, é gratuito.

Foto: Divulgação 

spot_img

Últimos Artigos

Pará lidera exportações brasileiras de bovinos vivos com 370 mil cabeças embarcadas até julho

O Pará é o maior exportador do Brasil de bovinos em pé, conforme os...

Assembleia aprova criação do Conselho de Líderes de Turmas nas escolas estaduais de Roraima

Deputados estaduais aprovaram, nesta terça-feira (26), o Projeto de Lei nº 19/2025, de autoria...

Entrega dos kits da 3ª Corrida Patrulha Maria da Penha começa nesta quarta-feira (27) em Boa Vista

A Prefeitura de Boa Vista inicia nesta quarta-feira (27) a entrega dos kits para...

Escola de Boa Vista constrói telhado sustentável com garrafas PET em projeto de educação ambiental

A Escola Municipal Vila Jardim, em Boa Vista, está dando um exemplo de como...

Mais como este

Pará lidera exportações brasileiras de bovinos vivos com 370 mil cabeças embarcadas até julho

O Pará é o maior exportador do Brasil de bovinos em pé, conforme os...

Assembleia aprova criação do Conselho de Líderes de Turmas nas escolas estaduais de Roraima

Deputados estaduais aprovaram, nesta terça-feira (26), o Projeto de Lei nº 19/2025, de autoria...

Entrega dos kits da 3ª Corrida Patrulha Maria da Penha começa nesta quarta-feira (27) em Boa Vista

A Prefeitura de Boa Vista inicia nesta quarta-feira (27) a entrega dos kits para...