novembro 21, 2024
InícioDestaquesGovernador Denarium decreta situação de emergência em nove municípios em razão do...

Governador Denarium decreta situação de emergência em nove municípios em razão do agravamento da estiagem

Publicado em

spot_img

Na manhã deste sábado, dia 24, o governador Antonio Denarium (PP) assinou o decreto de situação de emergência nos municípios de Amajari, Alto Alegre, Cantá, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Pacaraima, Normandia e Uiramutã, em razão do agravamento da estiagem.

A assinatura ocorreu durante reunião no auditório do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), com a presença do vice-governador e secretário de Infraestrutura, Edilson Damião, e dos componentes do Gabinete de Crise criado em outubro de 2023: o comandante-Geral do CBMRR e coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Anderson Carvalho, o subcomandante, Gewrly Batista, secretários de Estado e presidentes de autarquias.

O objetivo do encontro foi alinhar as ações de combate à estiagem e incêndios florestais que vêm atingindo parte do Estado.

 “Tivemos uma reunião com todo o Comitê de Crise para tratar sobre a estiagem e os incêndios florestais e acabei de assinar o decreto de situação de emergência em nove municípios de Roraima. Vamos fazer as ações necessárias para garantir apoio a todas as pessoas que precisam neste momento.  O Governo está autorizando a contratação de brigadistas para trabalhar na contenção e no combate aos incêndios e também vai contratar máquinas e equipamentos para perfuração de bebedouros e de poços artesianos”, destacou Denarium.

De acordo com o governador, o Corpo de Bombeiros Militar está coordenando as ações necessárias para atender toda a população de Roraima. Haverá uma segunda reunião com representantes de todas as secretarias no final da tarde deste sábado, 24, para ajustes de novas ações integradas. Na segunda-feira, 26, está prevista uma reunião com os prefeitos de todos os municípios do Estado.

O governador ressaltou ações que já estão sendo desenvolvidas e pediu o apoio da população para fazer uso racional da água e evitar provocar queimadas.

“Já estamos fazendo distribuição de água com caminhões pipa e várias outras ações integradas com as secretarias, órgãos convidados e prefeituras. Neste momento, solicito a toda a população que economize água. É muito importante ter água potável para o consumo humano. Peço também que não coloquem fogo na roça, isso pode causar incêndio florestal. Solicito ainda que não queimem lixo. A contribuição da população é muito importante. Vamos juntos passar por esse momento e atender toda a população de Roraima da melhor forma possível”, frisou o governador.

De novembro de 2023 até fevereiro deste ano, foram registrados 3.190 focos de incêndio em todo o Estado. É o maior número no período em toda a história. Só em fevereiro, foram 1.709.

 O nível do Rio Branco está em -0,07cm (o nível da régua vai até -0,60cm). Em 2023 o nível mínimo registrado foi de 2,26m.

Ações serão implementadas por determinação do governo

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Anderson Carvalho, destacou que várias ações já foram implementadas. “Hoje tivemos mais uma reunião do Comitê de Crise da Operação Verão Seguro, reunindo toda a estrutura do Governo que compõe o comitê. A Operação é dinâmica e já vem sendo realizada desde outubro, com diversos atendimentos em todo o Estado. Só que desde a semana passada, tivemos um agravamento da situação. Vários focos de incêndio eclodiram. Com isso, novas ações precisam ser implementadas, a exemplo da decretação de situação de emergência em alguns municípios do Estado. Novas ações serão desenvolvidas para fazer frente à situação e minimizar os danos, dando a devida resposta nesse atendimento à população”, ressaltou.

Atualmente 364 militares estão atuando na operação. Foram realizadas 5.611 visitas de orientação a propriedades rurais, 1.012 combates a incêndios, ajudando a preservar uma área de cerca de 2,6 milhões de hectares.

O presidente da CAER (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), James Serrador, destacou o trabalho que já está em andamento. “O Governo do Estado, por meio CAER, já vem desenvolvendo várias ações. Estamos com o nosso processo de contratação de poços artesianos, atendendo Pacaraima com caminhão pipa para reforçar o abastecimento de água. Estamos concluindo a adutora do Raiar do Sol para o Brigadeiro. Melhoramos a condição do fornecimento de água no Brigadeiro e no Araceli. Ontem estivemos em Rorainópolis fazendo a limpeza dos poços e a substituição de bomba de captação, praticamente duplicando a capacidade de captação de água bruta e a produção de água potável. O Governo está com ações efetivas e hoje estamos alinhando novas ações”, disse.

 Governo suspende ciclo oficial de queimadas por tempo indeterminado

Uma das principais medidas tomadas pelo Governo de Roraima para a mitigação dos efeitos da estiagem é a suspensão imediata do ciclo oficial de queimadas. A medida, efetivada pela Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), que coordena esse calendário, está valendo desde a quarta-feira, 21.

O presidente da Femarh, Glicério Fernandes, falou das ações desenvolvidas. “Estamos numa situação de combate aos incêndios florestais e queimadas irregulares e, em alguns municípios, já realizando atividades complementares de abastecimento de água. Essa reunião é muito importante para o alinhamento de novas ações”, destacou.

Foto: Divulgação 

spot_img

Últimos Artigos

Vice-governadora entrega auxílio habitacional a famílias vítimas de incêndio em Belém

A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan (MDB), realizou nesta quinta-feira (21) a entrega de...

TSE anuncia calendário oficial das eleições suplementares de 2025

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta quinta-feira, 21, por meio da Portaria nº...

Polícia Civil cumpre mandado contra servidor suspeito de desviar tablets escolares em Boa Vista

O servidor público M.A.A.P., de 47 anos, é acusado de desviar seis tablets de...

Secretário adjunto deixa Casa Civil para integrar defesa de Antonio Denarium em processo de impeachment

João Alfredo de Souza Cruz, secretário-chefe adjunto da Casa Civil de Roraima, deixou o...

Mais como este

Vice-governadora entrega auxílio habitacional a famílias vítimas de incêndio em Belém

A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan (MDB), realizou nesta quinta-feira (21) a entrega de...

TSE anuncia calendário oficial das eleições suplementares de 2025

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta quinta-feira, 21, por meio da Portaria nº...

Polícia Civil cumpre mandado contra servidor suspeito de desviar tablets escolares em Boa Vista

O servidor público M.A.A.P., de 47 anos, é acusado de desviar seis tablets de...