O vereador Ítalo Otávio (Republicanos) apresentou nesta sexta-feira, 16, um Projeto de Lei que institui o Programa de Proteção à Saúde Bucal da pessoa com Transtorno do Espectro Autista em Boa Vista.
O projeto prevê que a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) crie uma política pública em parceria com entidades ligadas ao autismo para promover tratamento bucal adequado para esse público, também prevê a especialização de profissionais da área e a garantia de implementação de técnicas e procedimentos que possibilitem a melhor qualidade de vida dos autistas.
“Os autistas têm características que precisam de mais atenção da sociedade, já que os próprios familiares têm dificuldades em realizar as tarefas do dia a dia com essas pessoas, como escovar os dentes deles ou manter a concentração para uma determinada ação ou realização de tarefa. Alguns são tímidos ou têm dificuldade na interação social, além dos fatores sensoriais que são extremamente relevantes em uma consulta”, explicou Ítalo.
O consultório odontológico pode expressar um lugar de estímulo de ansiedade ou total desconforto já que possui luzes fluorescentes fortes, equipamentos com ruídos agudos como a caneta de alta rotação, também existem materiais de textura, gosto e aroma desconhecidos.
As condições relaxantes de luz, música rítmica e pressão intensa no consultório reduzem os efeitos adversos dos pacientes e acresceu a participação positiva na higienização profilática dentária
“O manejo odontológico para uma pessoa com TEA requer compreensão aprofundada do perfil do paciente e técnicas específicas para essa especialidade médica, por isso a necessidade de especialização de profissionais da saúde bucal”, exemplificou.
O vereador também lembra que é necessária uma equipe multidisciplinar no atendimento do TEA, para que haja uma abordagem humanizada e capacitada.
Foto: Divulgação