Após intensa pressão dos vereadores da base aliada do prefeito Arthur Henrique (MDB) na Câmara Municipal de Boa Vista, o vereador Ítalo Otávio (Republicanos) renunciou ao cargo de titular da Comissão de Legislação, Justiça, Redação Final e Legislação Participativa (CLJRF) nesta terça-feira, 5. Em comunicado oficial, afirmou ter renunciado devido a problemas de ordem pessoal.
Entretanto, fontes do Portal O FATO relataram que a renúncia de Ítalo foi uma estratégia do parlamentar para deixar o cargo antes de ser destituído. Vereadores da base aliada de Arthur vinham pleiteando à Mesa Diretora a convocação de novas eleições para alterar a presidência da CLJRF.
Segundo relatos, a disputa pela presidência da CLJRF quase resultou em violência física. O embate verbal e troca de farpas entre Ítalo e os vereadores aliados do Executivo quase chegaram às vias de fato.
Diante da pressão, o presidente da Câmara dialogou com Ítalo Otávio, colega que integra a oposição à atual gestão de Arthur Henrique na Casa Legislativa, e o persuadiu a deixar o cargo. “É melhor pedir para sair do que ser removido”, teria dito Genilson a Ítalo.
Oposição não apoia novo indicado
Para substituir Ítalo na presidência da Comissão, Genilson Costa indicou seu colega de partido no Solidariedade, o vereador Kleber Siqueira. Contudo, a decisão parece não ter agradado à base aliada do Executivo, que já se opôs ao nome.
Foto: Divulgação