No segundo mandato como vereadora e no terceiro como presidente da Câmara Municipal de Pacaraima, Dila Santos (SD) crava o nome na história política de Roraima, lidera protagonismo político feminino e ganha musculatura em uma possível e estruturada disputa pela prefeitura do município, fundado em 1995.
No comando da Casa Legislativa Municipal, uma das conquistas notáveis de Santos foi o impulso dado à transparência e responsabilidade. Ela encabeçou uma iniciativa para aprimorar o funcionamento do sistema legislativo, tornando-o mais fácil de ser compreendido e acompanhado pelo público em geral.
Além de fortalecer a transparência, Dila mostrou-se empenhada em aproximar a população das decisões políticas. Ela instituiu a TV Câmara de Pacaraima para a transmissão ao vivo das sessões ordinárias e promoveu meios de participação popular, como o portal e-democracia.
Ao longo da carreira no parlamento municipal, Dila demonstra ser uma líder ativa na proposição de Projetos de Lei que trazem benefícios diretos à comunidade. Entre suas notáveis iniciativas legislativas, destacam-se a distribuição gratuita de absorventes femininos para as estudantes da rede pública municipal e a pioneira criação da Câmara Jovem, um órgão único em todo o Estado de Roraima, que fomenta o envolvimento da juventude pacaraimense na política local.
Com uma gestão participativa e próxima ao povo, Dila Santos tem o nome ventilado para a disputa pela Prefeitura de Pacaraima no pleito de 2024. Questionada sobre a possibilidade, Santos garante que está focada em cumprir seu trabalho no parlamento, mas também não descartou uma futura candidatura.
“Acredito que estamos fazendo um trabalho alinhado ao povo, buscando resolver demandas, nossa preocupação e objetivo é trabalhar para melhorar a vida da população. Vamos analisar nos meses a seguir, conversando com nossa base e se esse clamor do povo se confirmar, quem sabe, né?!”, disse.
Além de bem avaliada pela população e por colegas de parlamento, Dila Santos faz parte da base aliada ao governador Antonio Denarium (PP), participando de reuniões, eventos do governo e até de reuniões pessoais com o governador no Palácio Hélio Campos.
Na disputa pelo comando de Pacaraima, Dila também teria o apoio do presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), o deputado Soldado Sampaio (Republicados). Dila frequentemente participa de eventos importantes para os municípios na ALE-RR.
Nos bastidores, fontes garantem que Dila será candidata e tem apoio garantido do governador Antonio Denarium e de Soldado Sampaio.
Foto: Divulgação