Na segunda-feira, dia 25, a população rural de Iracema recebeu incentivos do estado para a atividade pesqueira. Representantes dos governos Federal e Estadual se reuniram na Vila Olímpica do município para distribuir 15 conjuntos de pesca completos, com o objetivo de impulsionar a pesca de matrinxã e pacu na região. A entrega dos conjuntos com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, que cumpriu agenda em Roraima voltada à atividade aquicultora.
Cada conjunto, adquirido pelo Governo de Roraima é composto por um barco de alumínio de 5 metros de comprimento, um motor de popa tipo rabeta, uma rede de pesca para matrinxã de 40, uma rede de pesca para pacu de 80 e duas caixas isotérmicas. Esse investimento totalizou R$ 493.709,60, sendo financiado pelo governo e por emenda parlamentar do senador Mecias de Jesus.
O evento contou com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, do governador de Roraima, Antonio Denarium, do secretário estadual de Agricultura, Márcio Grangeiro, e outras autoridades públicas. Mais de 150 colonos de pescadores da região estiveram presentes para receber esses kits que prometem impulsionar a atividade pesqueira local.
Um dos pescadores beneficiados foi Francisco Santana Nascimento, de 51 anos, morador da sede de Iracema. Ele expressou sua gratidão pela entrega dos equipamentos, afirmando que isso facilitará muito suas atividades aquicultoras.
“Vai me ajudar demais, pois eu necessitava desse kit. Eu estava sem transporte próprio, usando canoa de madeira do meu filho e sempre que a gente ia pescar, a gente precisava dela. Agora está bom, pois a gente tem um barco de alumínio, os dois isopores e os malhadores”, explicou.
O governador Antonio Denarium ressaltou a importância da entrega desses equipamentos, que já está ocorrendo em todo o Estado. Ele enfatizou que isso garante sustentabilidade à pesca, respeitando o período de defeso, e contribui para levar mais alimentos à mesa dos roraimenses.
“O peixe representa nossa segurança alimentar e é fonte de renda de milhares de pessoas. Nós estamos entregando em todo o Estado 400 kits de pesca, que são o barco e os equipamentos. Roraima é um Estado que tem potencial muito grande para a piscicultura e para a pesca amadora, gerando emprego e renda. Nós vamos manter esse trabalho e a qualidade de vida dos pescadores”, frisou.
Foto: Divulgação