A infraestrutura de trânsito em Boa Vista vem recebendo uma série de investimentos nos últimos dois anos. Obras que interligam bairros, instalação de semáforos em pontos críticos de congestionamento, asfaltamento de ruas e projetos para tornar o trânsito cada vez mais fluido são marcas da gestão do prefeito Arthur Henrique (MDB).
As obras que interligam bairros ou criam novas vias de acesso dentro de uma mesma localidade têm facilitado o tráfego encurtando caminhos e proporcionando mais qualidade de vida para os moradores.
Em abril deste ano, a Prefeitura criou quatro novas rotas de acesso com a pavimentação de galerias no bairro Raiar do Sol. Além de facilitar o tráfego de veículos, as obras vão reduzir transtornos durante a temporada de chuvas. As ruas Estrela Cadente, Estrela Celeste, Estrela do Sul e Arco Iris foram asfaltadas, tornando-se novas vias de acesso ao bairro.
Outra obra recentemente interligou os bairros Centenário e Profª Araceli Souto Maior. A prefeitura retirou a ponte de madeira e implantou 15 metros de galeria tripla sobre o igarapé Grande, além de 1 quilômetro de asfalto, iluminação LED e aproximadamente 700 m de calçada e meio-fio.
Semáforos
Atualmente, Boa Vista conta com 83 semáforos espalhados em diferentes pontos da cidade. Seja na região central ou na zona Oeste, lado da cidade que concentra maior parte da população da Capital, os sinais ajudam a organizar o trânsito, além de proporcionar mais segurança para motoristas, pedestres e ciclistas.
Um dos semáforos mais recentes é o da alameda dos Bambus, no bairro Pricumã. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito estuda implantar mais 10 semáforos em outros pontos críticos até o fim do ano.
Asfalto e drenagem
De 2021 até abril de 2023, a Prefeitura de Boa Vista asfaltou 54,17 quilômetros de ruas que ainda não tinham pavimentação, atendendo 163 trechos em diferentes pontos da Capital. Além disso, outros 66 km receberam manutenção e foram recapados, atendendo 161 trechos.
Na gestão de Arthur Henrique foram construídos mais de 84 km de drenagem, atendendo 138 trechos e diminuindo os pontos críticos de alagamento em Boa Vista. Desde janeiro de 2021, foram 84,01 km de obras de urbanização, como terraplenagem, calçada e meio-fio.
Nova ponte sobre o rio Cauamé – Em janeiro deste ano, a Prefeitura iniciou um estudo para verificar a viabilidade para a construção de uma nova ponte sobre o rio Cauamé, desta vez interligando o bairro Paraviana, na zona Leste, ao bairro Pedra Pintada, na zona Oeste. Caso o resultado do estudo seja positivo para a construção, a obra vai facilitar o tráfego de veículos entre as duas zonas da cidade, descongestionando o trânsito em outros pontos da cidade.