A Guarda Civil Municipal ganhou nesta quarta-feira, 3, 20 novas viaturas que renovaram parte da frota. Os novos veículos serão utilizados em um patrulhamento mais efetivo nos espaços públicos, inclusive nas rondas escolares. Duas viaturas serão destinadas para a Patrulha Maria da Penha, que atua no combate à violência contra a mulher, que possui medida protetiva expedida pelo Tribunal de Justiça de Roraima. Outras quatro serão destinadas à Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran).
O prefeito Arthur Henrique (MDB) destacou que a Guarda Civil de Boa Vista é uma das mais preparadas e equipadas de todo o Brasil, fruto do comprometimento da gestão em garantir maior segurança à população e ao patrimônio público.
“Estamos renovando toda a frota de viaturas da GCM. Os carros possuem equipamentos de alta tecnologia, para dar mais mobilidade para os nossos guardas e mais segurança para a população. As viaturas foram adquiridas com recursos próprios e elas devem atender tanto a área urbana, quanto a zona rural de Boa Vista”, disse o prefeito.
Atualmente, o efetivo da guarda é de 328 profissionais, com previsão de aumento com a oferta de novas 150 vagas por meio de concurso público em andamento. A instituição atende, em média, de 3,5 mil a 4 mil ocorrências por ano. Dentre os principais registros estão: entorpecentes, agressão, furtos, porte de arma branca e ameaça.
“Esta aquisição é uma demonstração de sensibilidade e compromisso com a segurança pública por parte do prefeito Arthur Henrique e do secretário Jullyerre Lima. Com as novas viaturas, teremos mais capacidade e suporte para prestar um bom serviço à sociedade que merece todo esse investimento”, disse o comandante da GCM, Wilson Francisco.
Boa Vista Segura – Para reforçar a segurança pública da capital foi lançado no dia 14 de abril, o Programa Boa Vista Segura com um moderno sistema de monitoramento da cidade e das escolas municipais. De acordo com o secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Jullyerre Lima, dessa forma é possível sistematizar o cuidado com as pessoas, tornando o trabalho da CGM mais eficiente no que diz respeito a monitorar cada passo da população.
“As novas viaturas vieram para consolidar aquilo que a GCM já faz por videomonitoramento. Agora teremos como deslocar os guardas aos locais onde as infrações acontecem e coibir a criminalidade da nossa cidade”, afirmou o secretário.
Investimentos – Nos últimos dois anos de gestão do prefeito Arthur Henrique, a Guarda Civil Municipal recebeu diversos investimentos importantes, tanto na área de pessoal como logística. Dentre eles, o Auxílio Fardamento, que passou de R$ 800 para R$ 2,4 mil.
Além disso, 35 novos GCMs classificados no último concurso de 2019, foram empossados, reforçando o efetivo da capital. Vale ressaltar que desde 2017, a corporação passou a atuar com uso de armas de fogo, por meio de um convênio com a Polícia Federal, mediante cursos de capacitação, treinamento e qualificação anual.
Foto: divulgação