O deputado federal Antonio Nicoletti, do União Brasil é o único deputado federal de Roraima a assinar o pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, por crime de responsabilidade.
Segundo Nicoletti, em post nas redes sociais, na manhã desta quarta-feira, 21, o impeachment é necessário porque Lula teria cometido crime de responsabilidade “expondo o Brasil a um vexame internacional”.
Até a manhã desta quarta, cerca de 127 deputados federais assinaram o pedido. A Câmara Federal conta com 513 deputados com mandato.
O movimento é articulado por “bolsonaristas raiz”, seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) derrotado nas urnas no pleito de 2022.
O grupo bolsonarista pretende protocolar o documento ainda nesta quarta-feira. O movimento ocorre na esteira da repercussão do discurso do presidente Lula, que comparou a atuação de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto provocado por Hitler na Alemanha nazista.
A declaração do presidente petista ocorreu em entrevista em Adis Abeba, capital da Etiópia, no domingo, dia 18. “O que está acontecendo em Gaza não aconteceu em nenhum outro momento histórico, só quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse Lula o presidente.
Foto: Divulgação