Um dos principais trabalhos dos vereadores, eleitos pelo povo e pagos com recursos públicos dos contribuintes, é participar das sessões ordinárias das casas legislativas, onde são discutidos assuntos importantes que afetam a vida de toda a população. Contudo, há vereadores de Boa Vista que acumulam faltas ao longo deste ano de 2023.
Segundo dados extraídos do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), da Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV), até esta quinta-feira, 23, foram realizadas 76 sessões ao longo de 2023. Destas, o vereador Júlio Cezar Medeiros (PV) faltou 31 delas, comparecendo a apenas 45 sessões.
Na contramão das ausências, o parlamentar custa caro aos bolsos dos contribuintes, isso porque só em Verbas Indenizatórias, o famoso “cotão”, que é uma verba para custear serviços sob justificativa de garantir e apoiar o trabalho parlamentar, Medeiros pediu reembolso do montante total disponível mensal. O montante acumulado, de janeiro a outubro, chega a quase R$ 400 mil
Além de Medeiros, outros parlamentares também se destacam no número de faltas. No entanto, a SAPL não informa quanto destas faltas são justificadas ou não. O levantamento do O Fato não leva em consideração as ausências da vereadora Tuti Lopes, que enfrenta um tratamento contra um câncer e precisou se ausentar dos trabalhos legislativos.
A reportagem entrou em contato com o presidente da Casa Legislativa, Genilson Costa (SD), para questionar se as faltas são descontadas nos vencimentos mensais dos parlamentares, mas não obteve respostas até a publicação da matéria.
Enquanto isso, o vereador subtenente Velton (União Brasil) não possui nenhuma falta e a vereadora Juliana Garcia se ausentou por motivos de saúde e/ou quando esteve em viagens participando de cursos ou representando a Casa Legislativa.
Veja a lista com o número de faltas de cada parlamentar:
Júlio Medeiros – 31
Thiago Fogaça – 22
Leonel Oliveira – 22
Adjalma Gonçalves – 21
Gildean Gari – 18
Aline Rezende – 17
Sandro Baré – 17
Ruan Kenobby – 15
Juliana Garcia – 15 (Faltas foram justificadas sendo por motivos de saúde e cursos legislativos)
Ilderson Pereira – 14
Nilson Bispo – 13
Melquisedek – 12
Daniel Mangabeira – 12
Bruno Perez – 11
Ítalo Otávio – 11
Kleber Siqueira – 11
Zélio Mota – 10
Genilson Costa – 10
Manoel Neves – 8
Adnan Lima – 6
Vavá do Thianguá – 5
Subtente Vélton – 0 (Não faltou nenhum vez esse ano)
Foto: Divulgação/CMBV