O Governo do Pará entregou, na manhã deste sábado (24), o Complexo do Guamá, em Belém, ampliando os investimentos na reestruturação de feiras e mercados da capital. Totalmente reconstruído, o equipamento público passa a oferecer melhores condições de trabalho aos permissionários e mais conforto, segurança e acessibilidade à população, beneficiando diretamente mais de 80 mil moradores do bairro mais populoso da cidade.
O complexo é considerado um dos principais centros de abastecimento da região do Guamá e funciona como ponto tradicional de convivência e comércio local. A obra integra ações do Estado voltadas ao fortalecimento da economia popular e à geração de emprego e renda.
Executada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), em parceria com a Prefeitura de Belém, a intervenção incluiu a recuperação completa da estrutura existente, substituição da cobertura e implantação de novos boxes destinados à comercialização de carnes, peixes, mariscos, hortifrutigranjeiros e outros produtos alimentícios. Ao todo, o espaço atende 192 permissionários, distribuídos em 247 equipamentos de venda.
Além da requalificação estrutural, o Complexo do Guamá recebeu piso de alta resistência, sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário, drenagem para higienização dos boxes, nova pintura, instalações elétricas modernizadas, rede de combate a incêndio, banheiros reformados, iluminação em LED, revestimento cerâmico e bancadas em granito e aço inox. As melhorias garantem mais infraestrutura para cerca de duas mil pessoas que circulam diariamente pelo local.
O investimento do Governo do Pará na obra foi de R$ 7.420.131,43. Durante a execução dos serviços, aproximadamente 300 empregos diretos foram gerados.
A entrega do Complexo do Guamá representa o quinto investimento do Estado na recuperação de feiras e mercados em pouco mais de um ano. Já foram concluídas obras no Mercado da Farinha, também no bairro do Guamá, além do Mercado da Terra Firme e do Mercado e Complexo da Pedreira, reforçando a política de modernização dos espaços de abastecimento e comércio popular em Belém.


