O governador Helder Barbalho (MDB) anunciou, na sexta-feira, 23, que o Governo do Pará decidiu encerrar o monopólio na travessia fluvial de balsas entre Icoaraci e o Porto do Camará, em Salvaterra, no arquipélago do Marajó. O serviço é operado há mais de duas décadas por uma única empresa.
Segundo o governador, a decisão foi comunicada em reunião com a vice-governadora, Hana Ghassan (MDB), o presidente da Assembleia Legislativa, Chicão (MDB), parlamentares, prefeitos e lideranças regionais. “Por decisão do governo do Estado, nós estamos quebrando o monopólio dos serviços de transporte fluvial de balsas na região do Camará”, afirmou.
De acordo com Helder Barbalho, nos próximos dias o sistema passará a contar com outras empresas operando a travessia. Além disso, o Estado assumirá a gestão do Porto do Camará e do Porto de Icoaraci.
O governador informou ainda que, já na próxima segunda-feira, será aberto um chamamento público para que novas empresas se habilitem a operar o transporte com balsas consideradas mais modernas e novas. “O governo do Estado assumirá a operação do Porto do Camará e do Porto de Icoaraci e irá abrir o chamamento para que novas empresas possam operar o sistema”, disse.
Também está prevista para segunda-feira a edição de um decreto estadual que reduz as tarifas cobradas de carretas, caminhões, motocicletas e demais usuários do serviço. “Nós estaremos fazendo um decreto para redução da tarifa, barateando o custo do transporte”, afirmou o governador.
Helder Barbalho declarou que a medida foi resultado de diálogo com lideranças políticas e com a comunidade local, com o objetivo de ampliar a oferta, melhorar a qualidade do serviço e reduzir custos para a população que depende da travessia fluvial na região do Marajó.
Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Veja também:
Acesse o nosso perfil no Instagram


